O ano de 2024 foi repleto de conquistas para a UNIFAL-MG, com importantes avanços nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e cultura. A Universidade seguiu firme em seu compromisso de promover conhecimento, inovação e transformação social, iniciativas que foram destaques no Jornal UNIFAL-MG.
Diversas matérias abordaram temas relevantes, voltados para saúde, sustentabilidade, tecnologia, educação e ciências humanas. Foram realizadas mais de 1.300 publicações que envolveram matérias de projetos de pesquisa e inovação, serviços prestados à comunidade como atendimentos em saúde e assistência técnica realizados por estudantes e professores, posição institucional em rankings, além de eventos, editais e outras chamadas de interesse público.
Em 2024, a Instituição também intensificou suas ações com a divulgação de livros de autores da UNIFAL-MG, artigos de análise assinados por especialistas da Universidade, indicações de produções literárias, além de participação de pesquisadores e discentes na mídia.
As publicações diretas no Portal da Universidade, que em 2024 ganhou novo layout, alcançaram mais de 450 mil visualizações, com mais de 79 mil usuários ativos. Por sua vez, o Jornal UNIFAL-MG alcançou cerca de 41 mil visualizações, com 18 mil usuários ativos. Tais números refletem o crescente interesse da comunidade universitária e externa pelas atividades acadêmicas e pela produção de conhecimento da nossa Universidade.
Com tantas conquistas, 2025 promete ser ainda mais promissor. Estamos ansiosos para novas oportunidades e para ampliar a divulgação de eventos e iniciativas através de nossos meios de comunicação.
Para relembrar os principais acontecimentos de 2024, confira a retrospectiva dos principais fatos que ocorreram a cada trimestre do ano que se encerra:
Janeiro a Março
Pesquisa foi a palavra destaque na UNIFAL-MG no início do ano de 2024. Logo em janeiro, a Universidade iniciou o ano com o estudo que apontou os principais desafios na gestão pública de resíduos sólidos em Minas Gerais. Depois, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas realizaram uma pesquisa que avaliou técnicas cirúrgicas usadas no tratamento de retração gengival para auxiliar cirurgiões-dentistas na escolha do melhor procedimento e, em seguida, o projeto “Polímeros e Futebol” envolveu estudantes de escolas públicas de Poços de Caldas e região em atividades práticas no campus da UNIFAL-MG na cidade.
Os pesquisadores da UNIFAL-MG não pararam por aí. Em Fevereiro, foi realizado um levantamento de custos do SUS com doenças associadas à obesidade em Alfenas que apontou necessidade de ações efetivas de prevenção do sobrepeso em Alfenas. No âmbito de pesquisas de graduação, um projeto de pesquisa de iniciação científica analisou o impacto da Lei nº 10.639/2003 nos livros didáticos Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, reforçando o compromisso da Instituição com a educação étnico-racial.
Ainda em fevereiro, para dar início ao primeiro semestre do ano letivo de 2024, a UNIFAL-MG recebeu quase 6 mil alunos matriculados que retornaram para os cursos de graduação e mais de 800 alunos de pós-graduação, nos campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. E a reitoria da UNIFAL-MG, juntamente com outras instituições federais de Minas Gerais, participou de reunião com o senador Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Congresso Nacional à época, para tratar de questões de interesse público relacionadas à educação, ciência e tecnologia no Estado, entre elas a situação orçamentária das Universidades Federais.
Em março, como resultado de esforços para tentar lidar com o contingenciamento de orçamento destinado às universidades públicas, a UNIFAL-MG realizou duas audiências públicas para apresentar a situação financeira e orçamentária da Universidade em 2024. A Instituição não parou e pôde dar início às celebrações de seu 110º aniversário desde a Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), com atividades envolvendo toda a comunidade acadêmica e externa. Mesmo com os cortes no orçamento, a Universidade fechou o primeiro trimestre de 2024 desenvolvendo pesquisas em diferentes áreas e formou mais de 300 profissionais no campi de Alfenas, Varginha e Poços de Caldas.
- 7 de fevereiro de 2024
- 22 de fevereiro de 2024
- 27 de fevereiro de 2024
- 28 de fevereiro de 2024
Abril a Junho
No mês de abril, a UNIFAL-MG celebrou 110 anos de história e tradição acadêmica com uma programação especial. As comemorações tiveram início com uma Moção de Aplausos e Congratulações concedida pela Câmara Municipal de Alfenas, seguida por um momento cívico com o Hasteamento das Bandeiras e uma sessão solene no auditório Leão de Faria, marcada pelo lançamento do Selo Postal Comemorativo. Encerrando as celebrações, foi inaugurada a exposição permanente “Recortes da EFOA a UNIFAL-MG” no Museu da Memória e Patrimônio.
Ainda em abril, o estudante Samuel Venâncio, do curso de Engenharia Química, conquistou importantes títulos no atletismo, sendo tricampeão na categoria universitária de Lançamento do Dardo no Troféu Adhemar Ferreira da Silva e bicampeão nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), garantindo sua vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024. No mesmo mês, o projeto de extensão “Vigilância em saúde e integralidade da atenção à população lgbtqiap+ na atenção primária à saúde”, da Escola de Enfermagem, foi selecionado na 2ª edição do PNVS Comunidade, destacando-se pela inovação e fortalecimento das ações de vigilância e promoção da saúde em nível nacional.
Em maio, a UNIFAL-MG celebrou o Dia Mundial da África com eventos organizados pelo NEABI e pela PRACE, reforçando a importância histórica e cultural da União Africana. No campus Poços de Caldas, foi implantado o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), em parceria com a Receita Federal, com o intuito de promover acesso gratuito a serviços contábeis e fiscais à sociedade poços-caldense e oferecer qualificação profissional para estudantes e professores. Além disso, a Instituição firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas para desenvolver um projeto que promove a integração ensino-serviço-comunidade, com foco na valorização das trabalhadoras do SUS e na equidade de gênero, raça, sexualidade e outras dimensões da diversidade.
No mês de junho, encerrando o segundo trimestre do ano, a UNIFAL-MG firmou um acordo de cooperação com a Universidade Friedrich-Schiller de Jena, na Alemanha, para um programa de intercâmbio pioneiro que permitirá a estudantes de Geografia de ambas as instituições realizarem pesquisas internacionais. Um levantamento realizado pelo Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico (DRGCA) revelou uma mudança histórica: nos últimos dez anos, mais mulheres do que homens se formaram nos cursos de Engenharia da Universidade, com destaque para a Engenharia Química, em que elas representam 60% das formandas. Outro marco para a Instituição foi a inclusão de dois projetos de obras da UNIFAL-MG no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que garantiu R$ 29,85 milhões para a construção do prédio da Faculdade de Odontologia e para melhorias na infraestrutura de energia e iluminação da Unidade Santa Clara.
Julho a Setembro
Entre julho e setembro, pesquisadores da Universidade deram passos significativos em áreas como saúde, energia e biodiversidade. Resultados de pesquisas confirmaram o compromisso da Universidade com a inovação e o impacto social. Entre os destaques do período estão o estudo sobre os benefícios de exercícios aquáticos para pacientes com diabetes tipo 2, a descoberta de estratégias terapêuticas para o tratamento de zoonoses, como a doença de Chagas e a leishmaniose e o reaproveitamento de baterias de notebook para armazenamento de energia elétrica em sistemas fotovoltaicos sem acesso à rede.
A colaboração internacional rendeu frutos com o desenvolvimento de um programa de Inteligência Artificial para previsão de ação de fármacos, liderado por um grupo de cientistas que inclui pesquisadores da UNIFAL-MG.
Na área de extensão, projetos como o “Ciência, Coisa de Menina” se destacaram por promover a igualdade de gênero em campos científicos, enquanto iniciativas como o cursinho preparatório para o Enem continuaram a oferecer oportunidades educacionais gratuitas em Poços de Caldas e Varginha. A Universidade também lançou o podcast “NAF Previdência” para aproximar a população do conhecimento sobre educação previdenciária, iniciando o atendimento nesse segmento no campus de Varginha.
Eventos importantes marcaram este período, como a conferência internacional de Astronomia realizada no campus Poços de Caldas, o qual reuniu estudantes e pesquisadores de Física do Brasil e do mundo.
A internacionalização também esteve em evidência, com a assinatura de um convênio com a Universidade de Moçambique para intercâmbio acadêmico e cultural. Além disso, a UNIFAL-MG reforçou seu compromisso com a inovação ao ser destaque no Programa Compete Minas, com três projetos selecionados pela FAPEMIG.
Em especial, a equipe de comunicação disponibilizou um novo Portal Institucional, o que facilitou o acesso às informações e serviços oferecidos à comunidade interna e externa. Outra iniciativa da equipe foi o início das atividades do projeto +Ciência, aprovado pela FAPEMIG para ampliar a divulgação da produção científica desenvolvida pela comunidade universitária.
Egressos e pesquisadores ganharam reconhecimento nacional e internacional, como a premiação internacional em tecnologia concedida a uma historiadora formada na UNIFAL-MG e o avanço nas pesquisas do Laboratório de Genética Humana com potenciais inovações na luta contra o câncer.
- 11 de julho de 2024