UNIFAL-MG oferece novas oportunidades de ingresso em cursos de graduação para o segundo semestre de 2024

A UNIFAL-MG acaba de abrir novas oportunidades de ingresso em cursos superiores para início ainda no segundo semestre de 2024. Os interessados podem concorrer por meio de diversas modalidades, como Rematrícula, Reingresso, Transferência Externa, Aproveitamento de Lista de Espera, Programas Específicos, Obtenção de Novo Título, Remanejamento Interno entre turnos, Remanejamento Interno entre cursos e Ingresso por Histórico Escolar do ensino médio. As informações, requisitos e formas de inscrição estão disponíveis  nos editais 70/2024 e Complementar nº2 no portal de ingresso da Universidade.

Este ano, destaca-se a inovação na forma de ingresso pela avaliação do histórico escolar, proporcionando uma nova oportunidade para os candidatos. Além disso, foram incluídas vagas específicas para refugiados, conforme a Resolução CEPE nº 75/2023, reafirmando o compromisso da Instituição com a inclusão e a diversidade.

As aulas da maioria dos cursos com vagas a serem preenchidas ocorrem em período integral. Ainda assim, o interessado que trabalha durante o dia tem opção em cursos noturnos em várias áreas. Em Alfenas, os cursos  de Ciências Biológicas  (Licenciatura), Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), História (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Pedagogia e Química (Licenciatura), são oferecidos no período da noite. Em Poços de Caldas, a opção é o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e, na cidade de Varginha, todos os cursos disponíveis têm as opções integral e noturno.

As oportunidades estão distribuídas nos três campi da Universidade (Alfenas, Poços de Caldas e Varginha), incluindo os cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Química, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia, Administração Pública, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Sobre as modalidades de ingresso

Remanejamento Interno entre Turnos: Para estudantes que desejam mudar o turno de seu curso atual, mantendo o curso, modalidade, grau e habilitação.

Reingresso: Permite que graduados pela UNIFAL-MG retornem para completar outro grau, habilitação ou ênfase do mesmo curso, ou ainda o segundo ciclo dos Bacharelados Interdisciplinares. A seleção é por ordem de nota do Enem, caso o número de candidatos exceda o de vagas.

Rematrícula: Destinada aos estudantes que tiveram a matrícula cancelada e desejam retomar os estudos. O prazo máximo de desligamento é de quatro semestres letivos.

Transferência Externa: Aberta para alunos matriculados em outras instituições de ensino superior. É necessário ter realizado o Enem em 2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023.

Aproveitamento da Lista de Espera: Para candidatos que ficaram na lista de espera da UNIFAL-MG e não foram chamados para a matrícula nos editais de 2023/1 e 2023/2, e que não estejam matriculados na instituição.

Programas Específicos: Inclui participantes de cursos preparatórios, Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) e refugiados ou migrantes beneficiários de políticas humanitárias.

Obtenção de Novo Título (OBT) ou Segunda Graduação: Para candidatos que já possuem um diploma de graduação. A seleção é baseada na média das notas das disciplinas cursadas na graduação anterior.

Ingresso por Histórico Escolar (HE): A classificação é feita com base na média das notas do terceiro ano do ensino médio.

Remanejamento Interno entre Cursos: Permite que alunos da UNIFAL-MG mudem de curso, levando em conta a nota do Enem, o Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) e a carga horária cursada.

Inscrições

Os interessados em participar do Edital 70/2024, devem preencher a inscrição online informando o curso e a modalidade desejada. É necessário fornecer CPF, nome completo, instituição de origem, e-mail, telefone e ano do Enem, entre outras informações. As inscrições estão abertas até o dia 8 de julho de 2024, podendo ser feitas, exclusivamente, pela internet, no link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao/formularioinscricao.php

Para mais detalhes, os candidatos podem acessar os Edital 70/2024 disponível na página da Diretoria de Processos Seletivos – DIPS da UNIFAL-MG.

Para participar do Edital Complementar nº2, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não podem estar matriculados em nenhum curso de graduação da UNIFAL-MG

As inscrições estão abertas até o dia 15 de julho de 2024 e devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao. O início das aulas do segundo semestre de 2024 está previsto para o dia 1º de agosto, com o fim em 18 de dezembro, de acordo com o calendário acadêmico.

Para mais informações, os interessados podem consultar os editais 70/2024 e Complementar nº 2 disponíveis na página da Diretoria de Processos Seletivos – DIPS.