Sul de Minas e Café: convivência, prosa e cultura – Cláudio Umpierre Carlan et al.

Quem deseja conhecer melhor as questões sociais e políticas que acompanham a produção do café no Brasil não pode perder a leitura do livro “Sul de Minas e Café: convivência, prosa e cultura”, que acaba de ser publicado pela editora Pedro & João Editores. O volume apresenta diferentes pesquisas sobre a produção cafeeira no sul do estado de Minas.

A obra é fruto de iniciativas interinstitucionais e de ações voltadas ao estímulo à pesquisa, financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e formada a partir de um processo colaborativo entre professores, estudantes e pesquisadores que se destacaram em discussões sobre a temática.

O título foi organizado pelos pesquisadores Ricardo Luiz de Souza, egresso do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG, Cláudio Umpierre Carlan, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), e Pedro Paulo Abreu Funari, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e colaborador do PPGHI.

Em 320 páginas divididas em 10 capítulos, os autores de cada capítulo buscam analisar questões como a utilização de mão de obra escravizada, no passado, e análoga à escravidão, no presente; bem como as demais contribuições da produção cafeeira do sul de Minas para o país.

“A ideia da obra surgiu quando organizamos o livro ‘Os Encantos de Baco’, sobre a produção de vinhos no sul de Minas. Assim, tivemos ideia de uma triologia: vinho, café e águas termais”, conta um dos organizadores, o professor Cláudio Carlan. Segundo ele, a obra contou com a apresentação do professor José Remesal, catedrático da Universidade de Barcelona, na Espanha, e membro da Real Academia de História.

Além dos organizadores do livro, entre os autores dos demais capítulos da obra estão Tarcísio de Souza Gaspar, do IF Muzambinho; Isaac Cassemiro Ribeiro, do IF Machado; João Lucas Rodrigues, da UFMG; Adrianno Oliveira Rodrigues, da prefeitura de Andradas; Eli Fernando Tavano Toledo, do IF Poços de Caldas; Lucas Guedes Villas Boas, do CEFET-MG e UFLA; e também outros docentes da UNIFAL-MG, como Flamarion Dutra Alves e Ana Rute do Vale, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN). Também colaboram as pesquisadoras Tamyris Maria Moreira da Costa e Glaucione Raimundo, mestras pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Instituição.

Na apresentação no espaço da orelha do livro, a professora Semiramis Corsi Silva, do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ressalta a importância da coletânea para a história do café no Sul de Minas. “Reunindo especialistas que se voltaram aos arquivos sobre o tema, Sul de Minas e café: convivência, prosa e cultura é uma obra para quem quer compreender o desenvolvimento da região e as distinções e confluências de cada área dentro dela, com atenção a um elemento essencial de sua história: seu ouro verde”, argumenta. “Analisar o micro é uma oportunidade para se pensar o macro. Assim, este livro também traz reflexões sobre o papel da História do Sul de Minas na História do Brasil e desta na História global”, descreve.

O livro será lançado no dia 04/11 no IFSULDEMINAS, campus de Machado, e no dia 11/11, no campus de Muzambinho, também do IFSULDEMINAS, durante as comemorações Semana da Consciência Negra. Após o lançamento, a obra estará disponível para ser adquirida no site da editora Pedro & João e os exemplares também podem ser adquiridos diretamente com o professor Carlan pelo e-mail claudio.carlan@unifal-mg.edu.br.

LEIA TAMBÉM