Professor explica fatores que impulsionaram alta da carne vermelha em 2024 em jornal da região

(Imagem: reprodução/EPTV2)

O professor Fernando Batista Pereira, do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEAP) da UNIFAL-MG Varginha, explicou os fatores que contribuem para o aumento do preço da carne vermelha, em reportagem no pelo jornal da EPTV – 2ª edição, que foi ao ar no dia 17 de janeiro. A maior alta desde 2019 levou os consumidores a buscar alternativas para substituir o alimento, o que resultou em uma redução na movimentação dos açougues.

“As carnes, como as commodities, elas são cotadas, são fixadas seu preço em dólar. Então, essa desvalorização expressiva do real que a gente teve em 2024 significa que o preço da carne encareceu em reais quando cotadas”, explica o docente.

O especialista também ressaltou que os problemas climáticos enfrentados em 2024, como enchentes e secas, impactaram negativamente a oferta de carne vermelha, o que contribuiu para a escassez do produto e, consequentemente, para o aumento de seu preço nos supermercados.

Assista a reportagem completa no Globo Play.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM