Do rascunho à identidade: uma minissérie por Nadine Fronza

Captura de imagem da minissérie. (Imagem: Reprodução/YouTube)

Nadine Fronza é designer autodidata e iniciou seus trabalhos como youtuber em 2021, compartilhando suas experiências com o design gráfico e dando dicas para iniciantes na área. Com um conteúdo diversificado em uma linguagem descomplicada, a catarinense ultrapassa o número de 70 mil inscritos em seu canal. Entre os diversos quadros criados, destaca-se a minissérie Criando IDV, que teve o objetivo de documentar o processo de criação de uma identidade visual em oito episódios.

Nos primeiros três episódios, dando início à sequência, o desenvolvimento do projeto começa a partir do briefing, método essencial para a criação de uma identidade visual. Em princípio, é feita uma coleta de dados, em que o cliente responde a um questionário onde compartilha a história da empresa e define os objetivos e público-alvo que deseja alcançar para a sua marca. Após uma análise dessas informações, é feito um painel semântico com os principais conceitos a serem trabalhados, junto de referências diversas que vão trazer uma visualização mais concreta do que deve ser aplicado. Em um segundo momento do briefing, o cliente expressa as suas preferências para que, assim, possa ser filtrado o que de fato representará a marca.

É feita uma pausa no planejamento da identidade, momento que Nadine enfatiza como importante para o desenvolvimento de novas ideias no processo criativo. No quarto e no quinto episódios, acontece o brainstorming, etapa que conecta os conceitos mais importantes para, enfim, criar os recursos que representarão a marca, acrescentado de um estudo aprofundado sobre a simbologia dos elementos que a compõem. Novamente, é reforçado que pausas são essenciais para refletir se a identidade proposta irá atender as perspectivas do cliente, de um modo que tenha utilidade em diversas aplicações e longevidade. Essa dinâmica é sujeita a ser reiniciada quantas vezes for necessária, para que o designer consiga trazer um resultado mais aprimorado e próximo do que foi definido durante os encontros com o cliente.

Dirigindo-se para a criação e estilização do símbolo e gráficos de apoio, nos episódios seis e sete, o processo é minucioso, com o fim de testar a versatilidade do logotipo com outros recursos visuais, apresentar um refinamento para facilitar o trabalho de impressão e entregar um produto harmônico e proporcional. A identidade é submetida a vários testes e pesquisas, como, por exemplo, a psicologia das cores.

Encerrando a minissérie, no episódio final, o produto final é entregue ao cliente, com uma apresentação que conceitua a identidade visual, explica as técnicas usadas e a utilidade de cada recurso, justificando as escolhas feitas pelo criador.

De maneira concisa, “Criando IDV” é uma verdadeira aula de design, com uma linguagem acessível e uma demonstração dos altos e baixos de um processo criativo. A minissérie é fortemente recomendável, mesmo a quem deseja conhecer mais do trabalho de um design ou a quem quer aprofundar suas noções na área.

Paratexto editorial Resenha Crítica, produzido no âmbito da disciplina “Introdução à Editoração”, ministrada pela professora Flaviane Faria Carvalho, em parceria com os projetos +Ciência (FAPEMIG/UNIFAL-MG) e Laboratório de Estudos Editoriais (PROEC/UNIFAL-MG).

Vinícius Cordeiro dos Santos é estudante do 2° período do curso de Letras/Bacharelado
em Língua Portuguesa da UNIFAL-MG. Entusiasta em design gráfico e amante de música.

Política de Uso

As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal UNIFAL-MG são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do Jornal UNIFAL-MG e nem posições institucionais da Universidade Federal de Alfenas. A reprodução de matérias e imagens é livre mediante a citação do Jornal UNIFAL-MG e do autor.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM