Programa RenovaFlora promove sustentabilidade e educação ambiental no campus Poços de Caldas

Iniciativa interdisciplinar integra sete projetos de extensão voltados à preservação ambiental, produção sustentável e troca de saberes com a comunidade
O "RenovaFlora" pretende ser um agente de mudança, promovendo a melhoria da qualidade ambiental e incentivando novas posturas frente às questões socioambientais (Foto: arquivo do programa)

A comunidade acadêmica do campus da UNIFAL-MG em Poços de Caldas deu início a uma nova ação de extensão: o programa “RenovaFlora: Integrando Saber e Preservação”. Coordenado pelos professores Dalmo Arantes de Barros e Francisco José Cardoso, ambos do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), o programa, que se estenderá de 2025 a dezembro de 2026 em sua primeira fase, articula uma série de projetos interdisciplinares voltados à sustentabilidade, educação ambiental e bem-estar social, buscando engajar a comunidade acadêmica e local.

Segundo a coordenação do programa, o “RenovaFlora” nasce com a missão de ser um agente de mudança, promovendo a melhoria da qualidade ambiental e incentivando novas posturas frente às questões socioambientais. “O RenovaFlora busca ser um agente catalisador na promoção da sustentabilidade e da conservação ambiental, alinhado aos objetivos estratégicos do PDI Institucional”, afirma o professor Dalmo Arantes de Barros. Ele complementa: “Nosso objetivo é integrar diferentes campos do conhecimento e envolver a comunidade acadêmica para sermos agentes catalisadores na promoção da sustentabilidade e conservação ambiental.”

(Foto: arquivo do programa RenovaFlora)

Amparado pelos princípios da educação ambiental inclusiva, o programa visa a recuperação de áreas degradadas, o cultivo e produção de alimentos, a produção de mudas de espécies florestais nativas, a reutilização de recursos naturais renováveis e o reaproveitamento de resíduos. “O programa objetiva a inclusão de alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e sociedade organizada no desenvolvimento de ações relacionadas à conservação, restauração ambiental e uso racional dos recursos naturais, propiciando a melhoria da qualidade de vida”, destaca o professor Francisco José Cardoso. Ele enfatiza a importância da colaboração: “Acreditamos que, ao unir saberes tradicionais com práticas científicas, podemos promover uma aproximação concreta entre a universidade e a sociedade, fortalecendo nossa responsabilidade social e ambiental”.

A proposta vem reforçar as atividades de comunicação socioambientais da Universidade junto à comunidade local. O programa se desdobra em sete ações principais, cada uma com foco específico, mas convergente com os objetivos gerais:

  • Projeto Regando o Amanhã: Coordenado pelos professores Alexandre Silveira e Flávio Aparecido Gonçalves, objetiva a captação de águas pluviais para irrigação do viveiro e da horta, visando a sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.
  • Decompondo: Compostagem e Educação Ambiental no Campus: Liderado pelo professor Thales de Astrogildo e Tréz, busca, através da compostagem dos resíduos orgânicos do Restaurante Universitário e resíduos de varrição, produzir composto orgânico para o viveiro e a horta.
  • Projeto Reflorestar: Semeando Sustentabilidade: Sob coordenação dos professores Dalmo Arantes de Barros e Romero Francisco Vieira Carneiro, dedica-se à produção de mudas de espécies florestais nativas da região para recuperação de áreas degradadas no campus e doação, melhorando as ações de comunicação socioambiental.
  • Projeto Cultiva Unifal: Mobilização para Produção de Hortaliças e Plantas Medicinais: Coordenado pelos professores Francisco José Cardoso e Romero Francisco Vieira Carneiro, tem como finalidade mobilizar a comunidade acadêmica e escolar na promoção da educação ambiental, produção sustentável de hortaliças e plantas medicinais, incentivando hortas comunitárias e trocas de saberes.
  • Projeto Aromas da Terra: Cultivando Plantas Aromáticas: Orientado pelas professoras Alessandra Regina Pepe Ambrozin e Rafaela Cristina Sanfelice, objetiva a produção especializada de plantas aromáticas para extração de óleos essenciais, visando enriquecer o conhecimento metodológico e promover a saúde e o bem-estar através de oficinas e cursos.
  • Projeto LES – Laboratório de Energia Sustentável: Coordenado pelos professores Daniel Juliano Pamplona da Silva e Rodrigo Rocha Cuzinatto, foca no desenvolvimento de protótipos de infraestruturas sustentáveis usando papel reciclado e outros materiais ecológicos para dar suporte às ações do RenovaFlora.
  • Curso de Extração de Substâncias Bioativas de Plantas: Também sob coordenação das professoras Alessandra Regina Pepe Ambrozin e Rafaela Cristina Sanfelice, é focado na capacitação de profissionais e estudantes na identificação, cultivo, manejo de plantas medicinais e técnicas de extração, visando aplicações na indústria farmacêutica e cosmética.

De acordo com os docentes, a força do RenovaFlora reside em sua equipe multidisciplinar, composta pelos coordenadores, professores dos projetos, quatro bolsistas permanentes de diferentes cursos de graduação do ICT, voluntários, técnicos administrativos e parceiros externos. A iniciativa foi idealizada a partir da vivência de docentes e discentes com ações de educação ambiental, práticas integrativas e projetos de extensão anteriores, e da necessidade de ampliar a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e os saberes tradicionais, incorporando tecnologias sociais simples e de baixo custo.

O impacto do RenovaFlora na formação acadêmica

Artur Braz é estudante do BICT no campus Poços de Caldas (Foto: arquivo pessoal)

Artur Braz Nogueira Lima, estudante do 5º período do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), relata o impacto positivo em sua jornada acadêmica: “O Projeto Renovaflora tem sido extremamente relevante para minha formação acadêmica. Trabalhar em um ambiente integrado à natureza torna a rotina muito mais leve, tranquila e produtiva. Além disso, a convivência com os professores e os demais bolsistas é muito positiva. Temos um relacionamento harmonioso, colaborativo e, ao mesmo tempo, muito descontraído, o que torna o ambiente de trabalho ainda mais agradável.”

Artur destaca também o aprendizado prático: “A cada dia que participo do projeto, adquiro novos conhecimentos e desenvolvo habilidades que, sem dúvida, levarei para minha futura atuação profissional como engenheiro. O projeto é bastante amplo e abrange diversas áreas, como sistemas de irrigação, controle de pragas, plantio, repicagem de mudas, preparo e análise de solo, além da produção de leiras para compostagem, entre outras atividades.” Ele finaliza ressaltando o engajamento comunitário: “É gratificante perceber como a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG valoriza e apoia o projeto. Isso fica evidente, principalmente, durante os mutirões que realizamos, quando recebemos a participação ativa de alunos, professores, familiares e voluntários, todos dispostos a colaborar com as atividades. Essa interação fortalece não apenas o desenvolvimento do projeto, mas também os laços entre a universidade e a comunidade.”

Beatriz Figueiredo cursa Engenharia Química no campus Poços de Caldas (Foto: arquivo pessoal)

Beatriz Figueiredo Quirino, estudante do 3º período de Engenharia Química, também compartilha sua perspectiva: “Participar do Programa RenovaFlora tem sido uma experiência enriquecedora na minha formação acadêmica e pessoal. O programa une o conhecimento teórico com a prática, principalmente, na área de sustentabilidade, cultivo de plantas, análise de solo, entre diversas outras atividades.”

Ela detalha os conhecimentos adquiridos: “O RenovaFlora me proporcionou a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos sobre o cultivo de plantas medicinais e aromáticas, como cuidar e manter a horta, a irrigação, o plantio, a análise de solos, a compostagem, entre diversos outros. Esses aprendizados não foram apenas na teoria, mas também no dia a dia do programa, nas atividades práticas e nas divulgações que fazemos para a comunidade.” Beatriz conclui, enfatizando o desenvolvimento de habilidades e a importância da conscientização: “O impacto na minha formação é enorme: desenvolvi habilidades em pesquisa, comunicação, trabalho em equipe e responsabilidade social. Sou grata por fazer parte da equipe, o RenovaFlora, sem dúvidas, está sendo uma experiência marcante na minha trajetória na UNIFAL-MG.”

As atividades do programa tiveram início com a preparação do terreno no campus Poços de Caldas (Foto: arquivo do programa)

O programa, que se desenvolve em uma área antes sem uso no campus Poços de Caldas, cedida pela direção da unidade, já demonstra seu potencial ao ser contemplado no edital PROBEXT/UNIFAL-MG 2025, conquistando 37 bolsas para discentes. Segundo os organizadores, este apoio e a “composição multidisciplinar da equipe, que reúne estudantes das áreas de ciências ambientais, educação e tecnologia, é um dos grandes diferenciais da proposta, permitindo uma abordagem ampla, crítica e inovadora.” Além disso, parcerias com empresas locais e profissionais liberais da região fortalecem a capacidade de atuação prática do programa e ampliam o alcance de suas ações.

Com atividades planejadas até o final de 2026, e possibilidade de renovação, o RenovaFlora se estabelece como um laboratório de práticas sustentáveis. “Nosso compromisso é com a promoção da sustentabilidade e da conservação ambiental, e estamos entusiasmados com o potencial transformador deste programa”, conclui o professor Dalmo. A expectativa é que o programa contribua diretamente para os eixos temáticos de extensão, pesquisa e ensino identificados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), potencializando a mobilização e a conscientização sobre a importância do meio ambiente e das posturas cotidianas.

Fotos: Programa RenovaFlora

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM