Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC) da UNIFAL-MG promove a palestra “Sorrisos Seguros: O papel dos educadores na atenção aos cuidados frente à ocorrência de traumatismo dentário em escolas”

Participantes da palestra "Sorrisos Seguros: O papel dos educadores na atenção aos cuidados frente à ocorrência de traumatismo dentário em escolas” realizada pela LAOSC da UNIFAL-MG, durante o encerramento da atividade no período da tarde. Fotos: Arquivo Pessoal)

A Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC) da UNIFAL-MG promoveu a palestra “Sorrisos Seguros: O papel dos educadores na atenção aos cuidados frente à ocorrência de traumatismo dentário em escolas”. A atividade aconteceu no campus Sede da Universidade, no dia 18/09, nos períodos da manhã e da tarde.

Participantes acompanham a palestra “Sorrisos Seguros: O papel dos educadores na atenção aos cuidados frente à ocorrência de traumatismo dentário em escolas”.

A ação buscou preparar diretores, supervisores e professores de educação física da rede pública de Alfenas/MG, além de estudantes do curso de Odontologia e de pós-graduandos do Programa de Pós Graduação em Ciências Odontológicas (PPGCO) da UNIFAL-MG, para o atendimento correto e imediato em situações de traumatismo dentário na educação básica. “O objetivo do evento é que cada profissional se sinta preparado para identificar e agir corretamente frente à situações de traumatismo dentário, garantindo segurança e bem-estar aos estudantes”, afirma Daniela Coelho Lima, professora da Faculdade de Odontologia (FO) da UNIFAL-MG e coordenadora da LAOSC.

Membros da LAOSC, da esquerda para a direita, professora Amanda Almeida; Amanda Leão; professora Daniela Lima; Emily Neres; Bruna Rodrigues Masson, estudante do curso de Odontologia; e o professor Leandro Fernandes.

Segundo ela, o foco da atividade foi explorar o panorama da Odontologia no contexto da Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de ampliar a compreensão e a atuação nessa área por meio de relatos de experiências que dialogam com conceitos técnico-científicos. “Isso resultará em uma contribuição significativa para suas respectivas práticas e intervenções no âmbito da saúde coletiva. A iniciativa, de criação da LAOSC, fortalece a UNIFAL-MG e impacta diretamente na atuação direta com a comunidade. É um benéfico no que tange a visibilidade e relevância social, uma vez que a população de Alfenas/MG e da região Sul de Minas Gerais serão contempladas com as ações da Liga”, complementa.

O evento contou com a presença da Secretaria Municipal de Educação, representada por Douglas Alexandre Alves, coordenador dos anos iniciais da educação básica da rede pública de Alfenas/MG; Renata Aparecida Araújo e Leidineia Cabral, coordenadoras dos anos finais; e Claudiele Pereira, coordenadora da alfabetização. Da UNIFAL-MG, estiveram presentes a professora Daniela Lima; o professor Eduardo José Pereira de Oliveira, também docente da FO e coordenador da LAOSC; além dos colaboradores da Liga, o professor Leandro Araújo Fernandes e a professora Amanda Bandeira de Almeida, ambos da FO.

Durante a programação, foram apresentados os resultados da pesquisa “Conhecimento e atitudes dos diretores, supervisores e professores de educação física de escolas públicas sobre traumatismo alvéolo-dental”. O estudo foi desenvolvido por Amanda Alves Leão, cirurgião-dentista e residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UNIFAL-MG, e Êmily Camily Andrade Neres, discente do curso de Odontologia da UNIFAL-MG e bolsista de Iniciação Científica (IC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ambas também foram responsáveis por ministrar as palestras. A pesquisa foi orientada pelas professoras Daniela Lima, orientadora, e Heloisa de Sousa Gomes, co-orientadora, com colaboração do professor Leandro Fernandes.

A apresentação incluiu conceitos teóricos, classificações e orientações práticas, como a diferenciação dos tipos de dentição e as condutas práticas em casos de fraturas e avulsões dentárias. O enfoque esteve no papel dos profissionais da educação como primeiros a atuar diante de situações de acidentes dentários no ambiente escolar, além de estratégias de prevenção em saúde voltadas para a redução da ocorrência de traumatismos dentários. Inicialmente, foi realizada uma apresentação da LAOSC, da equipe responsável pelo estudo e do público-alvo.

Amanda Alves Leão ministrou a palestra “Sorrisos Seguros: O papel dos educadores na atenção aos cuidados frente à ocorrência de traumatismo dentário em escolas”, no período da manhã.

No período da manhã, a palestra foi ministrada por Amanda Leão. “Participar como palestrante desta capacitação foi uma experiência muito significativa para mim. Durante o desenvolvimento da pesquisa, não imaginava a proporção que iria tomar, nem o quanto os profissionais estavam interessados pela temática do traumatismo dentário e em estarem capacitados para atuarem nessas situações com os estudantes”, declara a palestrante.

A cirurgiã-dentista afirma que foi muito gratificante compartilhar os resultados do estudo e ressaltar a importância da atuação das professoras e dos professores da educação básica como primeiros agentes de cuidado em situações de traumatismo dentário no ambiente escolar. “Durante a atividade, percebi o interesse e o envolvimento dos participantes, que contribuíram com perguntas, experiências pessoais e reflexões que enriqueceram ainda mais o momento. Enquanto cirurgiã-dentista residente em Saúde da Família, considero que esse tipo de capacitação amplia não apenas a compreensão técnica sobre o manejo dos traumatismos dentários, mas também reforça a responsabilidade social da Odontologia em contribuir para a formação de profissionais preparados para atuar em situações de emergência no cotidiano escolar”, salienta.

Êmily Camily Andrade Neres conduziu a palestra “Sorrisos Seguros: O papel dos educadores na atenção aos cuidados frente à ocorrência de traumatismo dentário em escolas”, no período da tarde.

Já no turno da tarde, Êmily Neres conduziu a palestra. As apresentações tiveram orientação e coordenação das professoras Daniela Lima e Heloisa Gomes, e do professor Leandro Fernandes. “A oportunidade de participar como palestrante da capacitação com os profissionais da educação da rede pública de Alfenas/MG representou um marco especial na minha trajetória acadêmica. Como graduanda e bolsista de IC pelo CNPq, trouxe um misto de experiência, desafio e aprendizado”, ressalta a discente.

Ela relata que cada uma das atividades desenvolvidas contribuiu para fortalecer o vínculo com a comunidade e para compreender, na prática, a relevância social de sua pesquisa. “Essa experiência, em sua totalidade, possibilitou-me enxergar o alcance da tríade ensino, pesquisa e extensão, por meio da relevância social e da importância da educação em saúde, principalmente na contribuição para transformar práticas corretas diante situações de traumatismos dentários no ambiente escolar. Assim, capacitar os educadores no manejo de traumatismos dentários foi um passo importante para multiplicar os cuidados e garantir sorrisos mais seguros nas escolas”, declara.

Ao final do evento, a organização realizou a entrega de um panfleto informativo sobre o passo a passo da condução correta de um traumatismo dentário e informou que em breve será encaminhado a todos os profissionais da educação do município de Alfenas/MG um vídeo informativo que terá a finalidade de condensar as informações de forma adequada e prática no dia a dia. Além disso, foram sorteados diversos brindes entre participantes do evento.

Membros da LAOSC, da esquerda para a direita, Gabriella Paiva Teles, discente do curso de Odontologia; Bruna Rocha de Oliveira, estudante de Odontologia; Emily Neres; Amanda Leão; Alissa Tamara Silva, mestranda do PPGCO; professora Daniela Lima; e Mariana Souza Grossi, discente do curso de Odontologia.

Segundo a coordenação, a proposta foi fortalecer o vínculo entre saúde e educação, ampliando a conscientização sobre medidas emergenciais, prevenção de complicações e promoção da saúde bucal infantil. “A LAOSC surgiu com o propósito de ampliar o conhecimento e a prática em saúde coletiva, fortalecendo a formação de estudantes e profissionais. O evento reafirma o compromisso da Liga em promover ações educativas que dialogam com a comunidade escolar, estimulando a integração entre Universidade, serviços de saúde e sociedade ao trabalhar de forma ativa, a fim de que seja uma experiência plural de aprendizado”, finaliza Daniela Lima.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM