UNIFAL-MG realiza XI Simpósio Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, entre os dias 10 e 14/11

Banner de divulgação do XI SIEPE (Imagem: arquivo pessoal)

O XI SIEPE – Simpósio Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFAL-MG: Cultura Oceânica: Diálogos Interdisciplinares para o cuidado planetário acontece entre os dias 10 e 14/11. O XI SIEPE objetiva apresentar a produção acadêmica desenvolvida por discentes, bolsistas e voluntários(as); servidores(as); e colaboradores(as) da UNIFAL-MG, no âmbito dos programas de iniciação científica, da pós-graduação, dos programas e projetos de extensão e dos programas de educação tutorial (PET). A proposta é que possa haver um intercâmbio de conhecimento entre os(as) envolvidos(as), promovido pelo diálogo e pela troca de experiências, que gere parcerias e novas ações dentro e fora da Universidade.

De acordo com a organização, a ideia de integrar as apresentações de trabalhos produzidos em diferentes etapas da formação dos(as) discentes, aliando ensino, pesquisa e extensão em um único evento, é a de que, a partir da comunicação e da colaboração, viabilize, de forma unificada, um maior crescimento acadêmico, profissional e social aos(às) universitários(as).

A mesa solene de abertura é realizada às 9h, no Auditório Leão de Faria, no campus Sede da UNIFAL-MG, com transmissão para os demais campi. Em seguida, às 9h45, ocorre a palestra “Resiliência e cuidado planetário em tempos de crise climática”,  ministrada pelas professoras Renata Piacentini Rodriguez, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG, e Priscila Elise Alves Vasconcelos, da UFRR, sob mediação de pró-reitor de extensão e cultura da UNIFAL-MG, José Francisco Lopes Xarão. A atividade propõe uma reflexão sobre a urgência de desenvolver estratégias de resiliência e cuidado planetário, ao unir ciência, sociedade e políticas públicas.

Durante a tarde, às 14h, acontece a abertura da “UMA MOSTRA – galeria virtual UNIFAL-MG”, pelo canal oficial da Universidade no YouTube, seguida, às 18h30, pelo Espetáculo Cultural do Coral Madrigal, no Auditório Leão de Faria. O primeiro dia se encerra com a mesa-redonda “Águas em risco: modelagem hidrológica e desafios da disponibilidade hídrica em contexto de mudanças climáticas”, das 19h às 22h, também no Auditório do campus Sede e com transmissão para os demais campi. Participam o professor Marcelo de Oliveira Latuf, do ICT da UNIFAL-MG e Ana Clara de Sousa Matos, da SHE/COMUC – Superintendência de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da Agência Nacional de Águas – ANA, com mediação de Diogo Olivetti, professor do programa de pós-graduação em Geografia da UNIFAL-MG.

No dia 11/11, das 14h às 17h, é realizado o painel “Inovação e sustentabilidade: desafios contemporâneos em recursos hídricos e saneamento ambiental”, no Auditório Laudelina de Campos Melo, do campus Poços de Caldas, com transmissão para os demais campi. O encontro conta com a presença de João Luís Mendes Pedroso de Lima, da Universidade de Coimbra, Portugal, e da professora Camila Silva Franco, da UFLA. A atividade é mediada pelo professor Alexandre Silveira, do ICT da UNIFAL-MG. 

Para encerrar a programação da tarde, acontece a apresentação do Espetáculo Cultural da Orquestra Popular da UNIFAL-MG, das 19h às 20h, no hall do Prédio F, no campus Poços de Caldas. No mesmo horário, das 19h às 22h, ocorre a Mesa Compartilhada com o XI Simpósio Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Auditório Leão de Faria, com transmissão para os demais campi. Com o tema “10 anos das ocupações secundaristas”, a mesa reúne a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PR), que foi uma das lideranças das ocupações estudantis de 2016, além da professora Lívia Furtado Borges e do professor Luis Antonio Groppo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

No terceiro dia do Simpósio, 12/11, das 9h às 12h, acontece o Colóquio “Pesquisa e Gestão: Construindo Soluções para os Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas”, no Auditório Leão de Faria, com transmissão para os demais campi. O encontro conta com a participação de Marcelo da Fonseca, diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), e de Giovana de Fátima Lima Martins, pró-reitora adjunta de extensão e cultura da UNIFAL-MG. A atividade é mediada por Luiz Felipe Leomil Coelho, da pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação.

À noite, a programação cultural tem início às 18h30, com o Espetáculo da Orquestra de Viola Caipira Índio Cachoeira, no Auditório do campus Sede. A iniciativa celebra a música regional e a diversidade cultural mineira. Das 19h às 22h, é realizada a Mesa Compartilhada com o XI Simpósio Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, também no Auditório, com transmissão para todos os campi. O tema da noite, “As ocupações estudantis no Sul de Minas Gerais”, é discutido pelas docentes Isabela Silveira, Jerliane Veiga e Karoline R. Ferreira.

O dia 13/11 é dedicado à valorização da memória, da cultura regional e das experiências que unem arte, literatura e ciência. A programação conta com o painel “Diálogos Interdisciplinares a partir das ressignificações, contribuições e produções audiovisuais do projeto de pesquisa e extensão: ‘Histórias de quando a água chegou…’ (2017-2025)”, que acontece das 14h às 17h, no Auditório Leão de Faria, com transmissão para os demais campi. O encontro é conduzido pela professora Flaviane Faria Carvalho e pelo professor Ítalo Oscar Riccardi León, ambos do ICHL da UNIFAL-MG.

No último dia de Simpósio, 14/11, a programação é marcada pela valorização da arte, da pesquisa e do reconhecimento acadêmico. As atividades começam às 9h30, no Auditório Leão de Faria, com a apresentação da Camerata Theophilus, que encerra a série de espetáculos culturais realizados ao longo do evento. Às 14h, é eealizada a entrega das menções honrosas e a ocorre cerimônia oficial de encerramento do Simpósio.

As apresentações de trabalhos, em formato de banners e sessões temáticas, acontecem ao longo do evento. Confira a data e o local por aqui.

Além da programação acadêmica e científica, o evento também apresenta as revistas parceiras para publicação pós-evento, disponíveis aqui.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM