A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UNIFAL-MG promove o 10º Workshop do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas. A ação conta com palestras, mesas-redondas e minicursos sobre cultura de células, histotecnologia, alternativas à experimentação animal e bioinformática. O evento acontece entre os dias 26 e 28/11, no campus Sede da Universidade.
A iniciativa é voltada aos discentes de graduação, egressos e profissionais que tenham interesse nas áreas de Interação Patógeno-Hospedeiro e Biologia Molecular, Celular e Estrutural das doenças Agudas e Crônicas. O Workshop é oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCO) e organizado por docentes e discentes do Programa.
A atividade objetiva fornecer e ampliar os conhecimentos em Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Bioinformática e Biologia Molecular, além de divulgar as linhas de pesquisa desenvolvidas neste Programa e manter canais de comunicação entre pessoas que se interessam por esta área. Este ano, o evento acontece em comemoração aos dez anos do Programa.
No dia 26/11 entre 8h e 12h, serão ofertados dois minicursos voltados à comunidade acadêmica. O primeiro, “Análises de genomas e transcriptomas – parte 1”, será ministrado pelo professor Gabriel da Rocha Fernandes, na sala D-407. Paralelamente, no Laboratório Interdisciplinar I S, acontece o minicurso “Por que utilizar larvas de Galleria mellonella como método de experimentação animal?”, conduzido por Andressa Nais, Gabriel Morais e Mariana Marinho.
No período da tarde, as atividades têm início às 16h, no Auditório Leão de Faria, com o credenciamento dos participantes. Às 18h, será realizada a cerimônia de abertura, seguida, às 18h15, da mesa-redonda “Contribuições científicas e sociais do PPGCB: O que fizemos em 10 anos?”, que conta com a participação de professores do Programa.
A programação continua às 18h45, com um coffee break, e retoma às 19h com a mesa-redonda “Defendi… E agora? Experiências de egressos do PPGCB”, com a presença de egressos do Programa. As atividades se encerram às 20h.
No segundo dia de evento, entre 8h e 12h, a programação continua com três minicursos. Na sala D-407, o professor Gabriel da Rocha Fernandes ministra “Análises de genomas e transcriptomas – parte 2”. Na sala N-411, ocorre o “Do Tecido à Lâmina: Introdução à Histotecnologia”, conduzido pela professora Elda Gonçalves Souza e Leite, do Instituto Ciências Biomédicas (ICB). Já na sala E-102, Gabriella Pereira e Andressa Nais, ministra o “Cultura de células: Ferramenta-chave nos estudos in vitro”.
Às 14h, no Auditório Leão de Faria, terá a palestra “Beyond the surface: high-resolution 3D imaging of trypanosomal infections in mice”, apresentada por Amanda Fortes Francisco, da London School of Hygiene and Tropical Medicine. Em seguida, às 15h, Ana Laura Santos, da Green Economy Fellow no Natural History Museum, ministra a palestra “From Brazil to the UK: Biotechnology and Integrity in Scientific Research”.
Após um coffee break, das 16h15 às 16h30, a programação encerra com a palestra “Bioinformática em emergências de saúde: um relato da pandemia de Covid-19”, ministrada pelo professor Gabriel da Rocha Fernandes, do Instituto René Rachou – FIOCRUZ. Neste dia, haverá apresentações de trabalhos em formato de banner a partir das 17:30h.
No último dia de programação, as atividades têm início às 9h, no Auditório Leão de Faria, com a palestra “Revelando Vulnerabilidades do Câncer Renal com Modelos Experimentais Derivados de Pacientes”, ministrada pelo professor Tiago Goss dos Santos, do A.C.Camargo Cancer Center. Às 10h, acontece o coffee break, e as atividades retomam às 10h15 com a palestra “Publicar ou perecer: desafios da comunicação científica na era digital”, conduzida pelo professor Pedro Luiz Rosalen, da UNICAMP e colaborador no Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da UNIFAL-MG.
A programação se encerra às 11h, também no Auditório Leão de Faria, com a entrega de premiações.














