Em 23/01, a UNIFAL-MG realizou duas solenidades de colação de grau no Alfenas Tênis Clube. Os eventos celebraram a conclusão da graduação de estudantes de 25 cursos da Universidade. Licenciandos(as) e bacharelandos(as) receberam oficialmente o título em meio a emoções e aplausos, acompanhados por familiares e amigos que prestigiaram a conquista.

Às 10h da manhã, a cerimônia foi dedicada aos cursos de Biomedicina, Biotecnologia, Ciência da Computação, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, História, Medicina, Nutrição, Odontologia e Química (Licenciatura e Bacharelado).
A mesa solene foi composta pelo reitor da UNIFAL-MG, o professor Sandro Amadeu Cerveira, que presidiu a sessão; pelo vice-coordenador do curso Biomedicina, o professor Marcos José Marques; pelo coordenador do curso de Biotecnologia, o professor Marcos Vinicios Salles Dias; pelo coordenador do curso de Ciência da Computação, o professor Rodrigo Martins Pagliares; pela coordenadora do curso de Enfermagem, a professora Edilaine Assunção Caetano de Loyola, pela coordenadora do curso de Farmácia, Angélica Rosa Faria; pelo coordenador do curso de Fisioterapia, o professor Marcelo Lourenço da Silva; pelo coordenador do curso de História, o professor Mario Danieli Neto; pelo representante do curso de Medicina, o professor Lucas Ribeiro Borges de Carvalho; pela vice-coordenadora do curso de Nutrição, a professora Fernanda de Carvalho Vidigal; pelo vice-coordenador do curso de Odontologia, o professor Leonardo Amaral dos Reis, pela coordenadora do curso de Química (Bacharelado), a professora Mariane Gonçalves Santos; e pela coordenadora do curso de Química (Licenciatura), a professora Cláudia Torres.
A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional e, em seguida, ocorreu o juramento oficial, baseado nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, conforme o artigo 3º da Constituição Federal. O juramento foi realizado por Camila Cristina Silva, graduanda do curso de Nutrição.

Dando continuidade à cerimônia, o reitor realizou a outorga dos graus e entregou, simbolicamente, o capelo à estudante Lorrany de Souza Costa, do curso de Farmácia. Os demais certificados foram concedidos aos formandos pelos representantes de curso presentes.
“A Universidade Federal de Alfenas, por meio dos seus cursos, não forma apenas profissionais tecnicamente competentes, forma sujeitos capazes de pensar criticamente, agir com responsabilidade e compreender que o conhecimento só cumpre sua função quando está a serviço da sociedade.”, ressaltou Luiz Cláudio Pereira, graduando de História, durante o seu discurso como orador da turma.
A professora Angélica Faria, em seu discurso, enfatizou a importância da formação crítica como caminho para transformação. “A história nos mostra que transformações duradouras nascem da escuta, do diálogo, da ciência, da cultura e do compromisso ético. Atuar de forma leve, não significa ser omisso, mas escolher conscientemente a inteligência e o respeito como ferramentas de mudança.”, afirma.
Às 15h, a solenidade contemplou os formandos dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado), Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Letras Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola, Letras – Línguas Estrangeiras, Letras Inglês e Literaturas da Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa, Física, Geografia, Matemática e Pedagogia.

A mesa, presidida mais uma vez pelo professor Sandro Cerveira, foi composta pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado), a professora Marília Gabriella Alves Goulart Pereira; pela vice-coordenadora do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura), a professora Erica Hasui; pelo coordenador do curso de Ciências Sociais (Bacharelado), o professor Carlos Tadeu Siepierski; pela coordenadora do curso de Ciências Sociais (Licenciatura), a professora Marcela de Andrade Rufato; pelo representante do curso de Física, o professor Artur Justiniano Roberto Júnior; pelo coordenador do curso de Geografia (Bacharelado), o professor Felipe Gomes Rubira; pelo coordenador do curso de Geografia (Licenciatura), o professor Márcio Abondanza Vitiello; pela coordenadora do curso de Matemática, a professora Luciana Borges Goecking; pela coordenadora do curso de Pedagogia, a professora Cristiane Fernanda Xavier; e pela professora Rosângela Rodrigues Borges, que representou os cursos Letras.

O juramento solene foi realizado por Alice Maria Ferreira Vicente, graduanda do curso de Pedagogia. Na sequência, Brian Henrique Lourenço Ferraz, do curso de Letras – Português e Literaturas da Língua Portuguesa, recebeu o capelo das mãos do reitor.
Ao concluir o discurso, Monique Tereza Azola, oradora da turma e bacharela em Ciências Biológicas, enfatizou que o encerramento de um ciclo não representa o fim das possibilidades, mas o início de novos caminhos. Em nome dos professores(as), Rosângela Borges, ressaltou em seu discurso sobre a importância de respeitar e aprender com o tempo. “Tudo tem o seu tempo, e tempo não se apressa. Se hoje você está aqui, é porque hoje é o seu tempo.”
Nas duas solenidades, ocorreu a leitura do Termo de Colação de Grau, documento que formalizou a outorga dos graus. Também, o reitor Sandro Cerveira realizou discursos que refletiram sobre a importância da universidade pública, do ensino, da pesquisa e da extensão, além de parabenizar os formandos pela conquista.
Confira as fotos das solenidades das 10h e das 15h no Flickr da UNIFAL-MG.



















