A UNIFAL-MG teve proposta de trabalho aprovada para a Operação Carimbó do Projeto Rondon, ao lado de outras 34 universidades. A edição é considerada especial por marcar a 100ª operação desde o retorno do Projeto, em 2005. A ação vai ser realizada entre os dias 07 e 26/07, no estado do Pará, com centro de coordenação geral em Marabá-PA.
A atividade é organizada pelo Ministério da Defesa, por meio do Departamento de Projetos Sociais (DPS). Na UNIFAL-MG, a ação é coordenada pelo professor Tomaz Henrique Araújo, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), da Universidade.
A ação objetiva levar os estudantes a comunidades com os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país e oferecer uma experiência de vida e cidadania, na qual colocam em prática conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos. Além disso, os participantes trazem para a Universidade os aprendizados construídos no convívio com as comunidades.
Estudantes da graduação e da pós-graduação, de todos os cursos, a partir do 4º período, dos campi Alfenas/MG, Poços de Caldas/MG e Varginha/MG da UNIFAL-MG podem se inscrever no processo seletivo para composição da equipe. Segundo o professor Tomaz Araújo, o Projeto foi elaborado com o objetivo de ampliar a participação dos três campi da Universidade.
Oito acadêmicos vão ser selecionados entre os cursos para atuar em oficinas teóricas e práticas aprovadas pelo DPS. As atividades acontecem em comunidades rurais e na sede do município que ainda será designado. As inscrições ocorrem entre os dias 4 e 22/02, por meio da manifestação de interesse do estudante pelo e-mail: rondonunifalmg@gmail.com. Os inscritos vão ser chamados para entrevistas e seleção.
Nesta edição, a UNIFAL-MG participa com uma proposta que prioriza as áreas de comunicação, informática, meio ambiente e a capacitação de servidores municipais da região amazônica.
“Ao longo dos mais de 20 anos que a UNIFAL-MG vem atuando no Projeto Rondon, com vários de seus professores, técnicos e estudantes, atendendo e beneficiando diretamente mais de 200.000 pessoas em mais de 25 municípios de 20 estados diferentes. Somos uma das universidades brasileiras que mais participaram das 99 operações nacionais já executadas e estaremos na Operação Carimbó, que está sendo festejada como a 100ª operação”, finaliza Tomaz Araújo.
Confira algumas fotos de edições anteriores do Projeto Rondon com participação da UNIFAL-MG:




























