
Entre os dias 20 e 27 de janeiro de 2026, uma delegação da UNIFAL-MG realizou uma visita técnica e científica à University of Florida (UF), nos Estados Unidos, com foco no fortalecimento de parcerias internacionais nas áreas de informática em enfermagem, inteligência artificial e inovação em saúde. A missão integrou ações de internacionalização vinculadas ao desenvolvimento do SisAPEC – Sistema de Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado, tecnologia brasileira baseada em inteligência artificial voltada ao registro eletrônico e ao suporte à decisão clínica em enfermagem.
Coordenadora do SisAPEC, a Profa. Isabelle Cristinne Pinto Costa destaca que a agenda foi decisiva para consolidar conexões acadêmicas e abrir novas frentes de cooperação. “A realização desta visita técnica à University of Florida representa um marco importante no processo de internacionalização das pesquisas desenvolvidas na Escola de Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL-MG”, afirmou. Para ela, o alcance da missão vai além do contato com estruturas e tecnologias: “Mais do que conhecer novas estruturas e tecnologias, tivemos a oportunidade de estabelecer conexões científicas estratégicas”.

Durante a visita, a equipe apresentou avanços do sistema e discutiu possibilidades de colaboração internacional. “Tivemos a oportunidade de […] apresentar os avanços do SisAPEC e abrir caminhos concretos para futuras cooperações acadêmicas, intercâmbio de pesquisadores e desenvolvimento de projetos multicêntricos internacionais”, ressaltou Isabelle. Na avaliação da docente, a experiência também reforça a dimensão formativa do processo: “Essa experiência fortalece o compromisso do PPGENF com a formação de pesquisadores em ambientes globalizados” e, ao mesmo tempo, “amplia oportunidades de internacionalização para docentes e discentes”.
A delegação brasileira reuniu docentes e pesquisadores da Escola de Enfermagem e da Ciência da Computação da UNIFAL-MG: Profa. Isabelle Cristinne Pinto Costa (coordenadora do SisAPEC), Profa. Lucélia Terra Chini, Prof. Fábio de Souza Terra, Prof. Luiz Eduardo da Silva, Tiago Silveira, além das mestrandas Francini Castilha do Nascimento e Yasmim Ribeiro Fracaroli. Na UF, o grupo foi recebido por pesquisadores e gestores, com destaque para a Profa.Tamara Macieira, além de docentes e lideranças do College of Nursing e especialistas em informática em saúde.
A programação técnica incluiu reuniões científicas, apresentações de pesquisas e visitas a diferentes espaços acadêmicos e assistenciais, como ambientes do College of Nursing (salas de pesquisa e laboratórios de simulação clínica), UF Health Shands Hospital, Archer Family Health Care Clinic, além de estruturas de pesquisa e inovação como o Instituto de Inteligência Artificial e Informática e o centro de computação de alto desempenho HiPerGator.

Para a mestranda Francini Castilha do Nascimento, acompanhar o SisAPEC “crescendo” junto com sua própria trajetória acadêmica deu um sentido ainda mais forte à experiência internacional: “Faço parte do desenvolvimento do SisAPEC desde a graduação em Enfermagem, e acompanhar a consolidação desse sistema até o mestrado tem sido uma realização pessoal e acadêmica muito significativa. (…) A visita técnica possibilitou uma troca científica qualificada, fortaleceu parcerias internacionais e reafirmou o potencial do SisAPEC como uma ferramenta capaz de gerar impacto real na pesquisa, na formação e na prática em saúde.”
Já a mestranda Yasmim Ribeiro Fracaroli descreveu a missão como um momento simbólico, vivido às vésperas do início do mestrado: “Representar o SisAPEC na University of Florida foi a realização de um sonho que venho construindo desde a graduação. (…) Visitamos hospitais e unidades de atenção primária que são referência, marcados por inovação, tecnologia e excelência no cuidado em saúde. (…) Aprender com os desafios, erros e conhecimentos compartilhados por mais de 22 pesquisadores, gestores, líderes, professores e colaboradores da UF foi uma oportunidade única.”
A missão foi viabilizada por projetos financiados pela FAPEMIG e pelo CNPq, aprovados em editais competitivos sob coordenação da Profa. Isabelle. Segundo a docente, a experiência reforça a capacidade de liderança da enfermagem brasileira em agendas tecnológicas: “A visita reafirma o potencial da enfermagem brasileira na liderança de iniciativas inovadoras em inteligência artificial e saúde digital, com apoio das agências de fomento nacionais que possibilitam a realização de ações científicas de alcance internacional”.
A visita também foi divulgada no site da University of Florida, confira: clique aqui!












