No dia 12/12, o Jornal EPTV – 1ª edição exibiu uma reportagem sobre a alta de 30% no preço do azeite na região do sul de Minas. Na oportunidade, o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, explicou as principais causas do acréscimo observado.
De acordo com o economista, a influência das instabilidades climáticas provoca dificuldades no cultivo e produção de itens básicos de alimentação. “As perspectivas não são as melhores. Em 2024, principalmente, a Espanha deve passar de novo por um processo de seca, então essa produção também vai estar muito comprometida e prejudicada no próximo ano”, afirmou.
“A produção do óleo pode sofrer impacto negativo, a oferta pode ser prejudicada causando aumento nos preços. Mas o que tende a acontecer é que, com o aumento da demanda e com a produção relativamente estagnada, implique no aumento de preços”, completou.
Confira a reportagem completa no link: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/edicao/2023/12/12/videos-eptv-1-sul-de-minas-de-terca-feira-12-de-dezembro-de-2023.ghtml#video-12188899-id
*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.