A Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC), em parceria com o Projeto de Extensão “Odontologia Hospitalar para pacientes oncológicos”, realizou uma visita técnica ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Varginha. A atividade ocorreu no dia 24 de maio e foi uma oportunidade para os graduandos em Odontologia da UNIFAL-MG conhecerem de perto as instalações e o funcionamento de um importante centro de referência em especialidades na área.
Segundo os participantes, o CEO de Varginha é uma instituição que realiza procedimentos de atenção secundária pelo SUS, classificado como tipo III e inaugurado em 2006. É especializado em atendimentos odontológicos mais complexos, como tratamento de canal, gengiva, cirurgias, extrações de siso, próteses, tratamentos ortodônticos, diagnóstico de doenças bucais com ênfase no câncer de boca, atendimento infantil e para portadores de necessidades especiais. A unidade conta com 18 cirurgiões dentistas e 11 consultórios distribuídos em 9 salas, além de salas de raio X, tomógrafo, panorâmica e laboratório de prótese.
Durante a visita, o gerente do CEO, Giulliano Henrique Gonçalves, apresentou uma aula sobre o centro, abordando áreas de abrangência, equipe, especialidades, responsabilidade sanitária, integração das APS com os municípios envolvidos, gestão de insumos e estrutura pessoal, finalizando com o custo médio do CEO.
Para os graduandos e pós-graduandos em Odontologia da UNIFAL-MG, a experiência foi extremamente valiosa. A visita técnica proporcionou uma visão aprofundada das práticas e desafios enfrentados em um centro de especialidades odontológicas, enriquecendo a formação acadêmica e profissional dos estudantes. “A iniciativa ressalta a importância de parcerias entre instituições de ensino e unidades de saúde, promovendo a integração entre teoria e prática e fortalecendo o aprendizado dos futuros profissionais da área odontológica”, afirmou o professor da UNIFAL-MG, Leandro Araújo Fernandes.
Para a integrante da liga acadêmica, Stéphanie Silva, que visitou o centro pela primeira vez, a experiência foi enriquecedora. “Ter a oportunidade de conhecer o CEO, por meio da visita com a LAOSC, e entender como a instituição trabalha, foi gratificante. A unidade apresenta uma infraestrutura admirável e a qualidade de seus serviços são impecáveis, o que motiva ainda mais a nossa formação como futuros profissionais”, disse.
O presidente da LAOSC, o estudante Davi Figueiredo, contou que a experiência da visita técnica foi fantástica, uma vez que teve a oportunidade de conhecer sobre a política de saúde do CEO, os ambientes de trabalho e os serviços oferecidos. “É muito importante a implementação da visita técnica na prática pedagógica, uma vez que ela amplia a visão dos acadêmicos para o mercado de trabalho, gera motivação e melhora o processo de ensino-aprendizagem. Fomos muito bem recebidos pela equipe do CEO, foi uma tarde muito proveitosa!”, comentou.
Já a mestranda Gabriela Tibúrcio relatou que a ação foi enriquecedora: “é incrível como fazem uma odontologia pública e de muita boa qualidade. Fiquei extremamente impressionada com as instalações, materiais disponíveis e entrosamento da equipe. Com certeza é um sonho trabalhar em um ambiente assim!”.
Por fim, a pós-doutoranda, Heloisa Gomes, lembra que muitas vezes temos alguma convicção na vida simplesmente porque não vivenciamos outras possibilidades. “Eu posso dizer que a visita no CEO de Varginha representou pra mim uma oportunidade para poder visualizar outras dimensões que a nossa profissão nos permite. Por isso, foi muito mais que apenas conhecer o espaço físico e toda sua funcionalidade técnica, mas sim, uma oportunidade de ampliar essas possibilidades profissionais e pessoais. Além disso, a convivência acadêmica que vai além dos espaços físicos da faculdade é enriquecedora para nossa formação”, afirmou.
As atividades da Liga Acadêmica de Odontologia em Saúde Coletiva (LAOSC) e do Projeto de Extensão “Odontologia Hospitalar para Pacientes Oncológicos, podem ser acompanhadas pelo Instagram, nos perfis: @laosc.unifal e @odontohospitalarunifal
Com informações: Leandro Araújo Fernandes