NAF Previdência em Podcast [Ep. 10]: Auxílio-reclusão – Por Betânia Gaudêncio

A mestranda Betânia Gaudêncio, do curso de Gestão Pública e Sociedade da UNIFAL-MG, apresenta um novo episódio do NAF Previdência em Podcast e esclarece detalhes sobre o Auxílio-reclusão, benefício previdenciário direcionado aos dependentes de segurados presos em regime fechado.

Conforme explica Betânia, o Auxílio-reclusão é um benefício do INSS frequentemente alvo de desinformação. No entanto, seu objetivo é garantir suporte financeiro aos dependentes do segurado recluso, que muitas vezes era o provedor do lar. “É um direito dos dependentes e possui uma função social muito importante para evitar desamparo familiar”, destaca.

A mestranda detalha as três classes de dependentes com direito ao benefício: Cônjuge, companheiro(a) e filhos menores de 21 anos ou com deficiência grave; pais do segurado recluso; irmãos menores de 21 anos ou com deficiência grave. Além disso, Betânia explica que os dependentes da Classe 1 têm a dependência econômica presumida, ou seja, não precisam comprovar que dependiam financeiramente do segurado. Já os dependentes das Classes 2 e 3 precisam apresentar provas dessa dependência.

Para saber mais sobre o assunto, ouça o podcast NAF Previdência em Podcast no canal oficial da UNIFAL-MG no Spotify:

O podcast é veiculado pela Rádio Federal FM de Alfenas (FM 101,3). Ouça em Federal FM.

O NAF Previdência em Podcast é produzido pelo Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da UNIFAL-MG, do campus Varginha. A iniciativa é desenvolvida como projeto de extensão universitária e é coordenada pelo professor Wesllay Carlos Ribeiro e pela professora Larissa Gonçalves Souza, ambos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

O podcast está disponível também no YouTube da UNIFAL-MG com tradução em Libras. Acesse:

Saiba mais sobre o NAF Previdência

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM