“Me lembro que fui prestar o vestibular e chovia muito! Fazia frio durante os dias de provas. Fiz as provas com tênis e meias molhadas.” Essa lembrança de Tulius Rodrigues mostra que os desafios para ingressar no ensino superior começaram antes mesmo da matrícula. Mas, apesar do “perrengue” durante o vestibular, ele iniciou e concluiu o curso de Farmácia da UNIFAL-MG.
Natural da cidade paulista de Mirassol, ele começou a graduação em 1997 e se formou em 2001. A inspiração para escolher o curso e a Universidade veio de uma amiga de infância que estudava em uma instituição particular em Alfenas. O pai dessa amiga era farmacêutico-bioquímico formado pela antiga EFOA. “Eles foram a minha inspiração! Eu não conhecia a Universidade nem Alfenas”, recorda.

Com uma trajetória sólida de 23 anos na área, sendo 20 deles dedicados à Johnson & Johnson, hoje Tulius vive e trabalha no Canadá, atuando na área regulatória global da Johnson & Johnson Innovative Medicines, divisão farmacêutica da companhia. “O curso me preparou para muitos desafios que eu enfrentaria na vida profissional, especialmente nas questões técnicas envolvidas na minha área de atuação.” Ele acrescenta que o curso de Farmácia é amplo, completo e fascinante.
“Ao mesmo tempo em que oferece conhecimentos nas áreas de botânica e farmacognosia, também abrange conteúdos de cosmetologia e farmacotécnica. Sem falar em toxicologia e nas disciplinas analíticas voltadas ao desenvolvimento farmacêutico. Apesar de ter um currículo bastante focado em conteúdos químicos e analíticos, o curso também contempla áreas da biologia e do relacionamento com o paciente”, explica.
Apesar dos desafios, ele descreve suas experiências acadêmicas e pessoais durante a graduação como “incríveis”. “Foram muitos momentos de alegria e situações que contribuíram para o meu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.”
Outro aspecto ressaltado por Tulius são os vínculos afetivos criados ao longo do curso. “As diversas festas de repúblicas são inesquecíveis e foram fundamentais para a nossa adaptação e crescimento”, relembra. Segundo ele, as amizades permanecem até hoje. “São os amigos em quem mais confio e com quem mantenho maior proximidade atualmente”, acrescenta.

Entre os momentos mais marcantes, ele destaca que o primeiro ano foi de descobertas e de desenvolvimento de conexões. “Aprender a estudar de uma maneira muito intensa”, ressalta. “Momentos especiais, como a Semana Farmacêutica, quando palestrantes e recém-formados traziam uma nova perspectiva aos alunos e inspiração para o mercado de trabalho.” Os estágios na Farmácia Escola (Faruni) e na rede pública de saúde, além das viagens técnicas, também foram experiências importantes, especialmente as visitas à fábrica de cosméticos em São Paulo e ao Instituto da Criança.
Ao ser questionado sobre como a Universidade contribuiu para sua inserção no mercado de trabalho, o egresso destaca o estágio e o incentivo recebido durante a formação. “A UNIFAL-MG me proporcionou a oportunidade de realizar o estágio fora da faculdade. Além disso, tive a motivação de um grande professor, Masaharu Ikegaki, que sempre nos estimulava a buscar o sucesso profissional durante o período de estágio.”
Tulius também se especializou em Direito Sanitário e Marketing para Produtos Inovadores. Para ele, inovar é encontrar soluções para antigos problemas e ser pioneiro em sua área de atuação. “Busque conhecimentos diversos, aplique-os sempre que possível e tenha muito clara a visão de onde quer chegar e o plano necessário para alcançar seu objetivo. Crie dois ou três tipos de planos e seja flexível durante a execução. Não desista de sonhar e coloque seus sonhos em prática”, aconselha.

Aos estudantes de Farmácia, o profissional recomenda dedicar tempo a atividades extracurriculares para compreender as novas tendências do mercado farmacêutico e explorar as diversas possibilidades de atuação na indústria. Além disso, Tulius enfatiza a importância da especialização, da capacidade de liderança e do domínio de outros idiomas.
“Aproveitem intensamente cada dia vivido durante a graduação — tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal. Façam muitas conexões dentro e fora da Universidade, mantenham-se atentos ao futuro, mas não deixem de viver o presente. E preocupem-se em expandir suas competências interpessoais e de liderança”, finaliza Tulius Rodrigues.