
A Oficina de Teatro no Museu é uma iniciativa vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UNIFAL-MG e integra o Programa Educação em Espaços Museais. As atividades têm como objetivo oferecer aos estudantes e à população de Alfenas a oportunidade de vivenciar a prática teatral dentro do ambiente universitário. “O projeto busca promover o teatro como ferramenta de expressão artística e reflexão social, envolvendo a comunidade acadêmica e externa em práticas teatrais”, destaca Giselle Zouain da Silva, servidora da UNIFAL-MG e coordenadora do projeto. As oficinas tiveram início em agosto de 2024 e são realizadas de forma gratuita às terças-feiras, das 19h às 20h30, no Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG.

O projeto foi idealizado por Giselle Zouain; pelo ator e diretor das oficinas, Ney Lima; pela professora Andréa Mollica do Amarante Paffaro; e pelo pelo professor Valdemar Antônio Paffaro Júnior, que também é o coordenador adjunto da iniciativa. De acordo com Andréa Paffaro, o teatro no museu é um dos pioneiros para começar um projeto cultural de relevância no Programa Educação em Espaços Museais.
A primeira turma encerra sua formação de iniciação teatral com apresentação da peça “A Represa”, de Waldir de Luna Carneiro, prevista para meados de junho deste ano. “A peça aborda o impacto da construção da Represa de Furnas sobre as comunidades locais, evidenciando as transformações sociais, econômicas e culturais provocadas pelo alagamento da região”, afirma Giselle Zouain. Segundo ela, “A Represa” é uma comédia de costumes que nos faz rir e pensar sobre as mudanças que o progresso traz para a nossa região. “Com seu humor afiado e personagens que parecem saídos da nossa vizinhança, Waldir nos convida a refletir sobre as transformações que chegam sem pedir licença”, complementa.

Waldir de Luna Carneiro nasceu em Santa Rita do Sapucaí, mas mudou-se para Alfenas ainda jovem. O dramaturgo é autor de mais de 50 peças teatrais, roteiros para cinema e televisão, destacou-se por sua contribuição à dramaturgia mineira e pelo olhar sensível sobre a realidade social de Minas Gerais. “Com essa apresentação, buscamos não apenas valorizar sua obra, mas também estimular a discussão sobre as mudanças impostas pelo progresso e suas consequências para as populações afetadas”, afirma Giselle Zouain.

“O teatro é uma manifestação artística de grande importância na sociedade, pois promove reflexão, crítica, inclusão e transformação social. Realizar este trabalho junto à Extensão da UNIFAL-MG está sendo uma experiência incrível e tenho certeza que irá gerar muitas conquistas para o teatro local”, destaca Ney Lima. A turma começou com 32 participantes e conta com um elenco formado para a peça por Igor Liani Saraiva, Yasmin Antônia da Silva Oliveira, Anna Lia do Amarante Paffaro, Alexandre do Amarante Paffaro, Francisco Zouain Soares, Rafaela Zouain Soares, Mirella Medeiros Penteriche Nunes, Zilma Lúcia Oliveira, Dãmaris Taiz de Oliveira Lima e Anna Luiza de Oliveira Sposito, além dos idealizadores e coordenadores do projeto. A maioria dos integrantes são discentes da UNIFAL-MG.
“Alfenas sempre foi uma cidade de grande tradição com o teatro, com grandes grupos teatrais, grandes atores e atrizes. Pareceu-me bastante pertinente estabelecer uma parceria do movimento teatral e a Universidade, algo que ainda não havia acontecido. Então, julguei necessária essa parceria, aproximar o corpo docente da Universidade, os estudantes e a sociedade em um único projeto, por meio oficinas de teatro. Tenho certeza que será um sucesso”, finaliza Ney Lima.
Siga e acompanhe as atividades da Oficina de Teatro no Museu por meio do Instagram oficial.