Pesquisadores da UNIFAL-MG vinculados à Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas/MG receberam votos de congratulações da Câmara Municipal da cidade pela publicação do artigo científico “Flora ameaçada de extinção de uma região no Sudeste Brasileiro: registros em herbários virtuais”, na revista Biodiversidade Brasileira, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O evento aconteceu no dia 04/11, no plenário da Câmara.
A publicação objetiva ampliar o conhecimento científico sobre a flora ameaçada na região, ao fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas de preservação ambiental. “A justificativa para a homenagem reside no reconhecimento do caráter inovador e da relevância do trabalho, que projeta o nome de Poços de Caldas/MG no cenário nacional de pesquisa em biodiversidade”, explica a professora Luciana Botezelli, do Instituto de Ciências da Natureza (ICT) da UNIFAL-MG.
Como resultado, a docente destaca uma maior visibilidade para as iniciativas locais de conservação e o fortalecimento de ações voltadas à proteção do patrimônio natural. O artigo foi publicado na edição de volume 15, número 3, da revista Biodiversidade Brasileira, referente ao ano de 2025.
Os homenageados foram Jerônimo Schultz da Silva e Rafael de Souza Mendes da Silva, discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNIFAL-MG, orientados pela professora Luciana Botezelli; Ângela Liberali Pinheiro e Flávia Nogueira Pereira, estudantes do PPGCA da Universidade e orientadas pelo professor Ernesto Canedo Júnior, da UEMG e colaborador do PPGCA da UNIFAL-MG; e Victor Navarro da Silva e Gabriela Cristina de Moraes Acciari, da Fundação Jardim Botânico. O vereador Lucas Carvalho de Arruda foi quem propôs a homenagem.
“O estudo evidenciou a alta biodiversidade do Planalto de Poços de Caldas/MG e os impactos decorrentes de atividades antrópicas, reforçando a necessidade de adoção de medidas de conservação, tais como a criação de unidades de conservação e o controle de espécies exóticas invasoras, junto o fortalecimento das instituições de pesquisa como a UNIFAL-MG e a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas/MG”, evidencia Luciana Botezelli.
A pesquisa foi desenvolvida com base no levantamento de registros disponíveis em herbários virtuais e no herbário físico da Fundação Jardim Botânico, o que permitiu a identificação de 39 espécies da flora regional ameaçadas de extinção. “A publicação é considerada uma contribuição de grande valor não apenas para a comunidade acadêmica, mas para a sociedade como um todo, com potencial para influenciar positivamente a gestão ambiental municipal e regional”, finaliza a professora.















