Na sexta-feira, 25 de abril, o campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG foi palco da primeira atividade do Projeto Local de Formação Pedagógica (PLDoc). Com o tema “Teoria e prática em ensino e aprendizagem ativos”, a Mesa de Experiências reuniu professores, pesquisadores e profissionais empenhados em contribuir para a qualificação das práticas docentes.
O evento, ocorrido no Auditório do Prédio F, foi planejado especificamente para atender as demandas do campus Poços de Caldas e da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia (ICT). Segundo a pedagoga Amanda Rezende Xavier, responsável pela organização do PLDoc, o programa foi elaborado com base em escutas atentas nas reuniões com coordenações de curso, Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), atendimentos a professores e formações com estudantes, resultando em um diálogo integrado sobre as práticas pedagógicas.
A mesa contou com apresentações de três especialistas, que trouxeram discussões ricas sobre estratégias e inovação no ensino. A professora Mariana Chaves Aveiro (Unifesp – Baixada Santista) destacou as metodologias de aprendizagem ativa aplicadas no Núcleo de Metodologias de Aprendizagem Ativa (NuMAA), enfatizando a importância de combinar teoria e prática para promover experiências significativas no ensino.

Já a professora Renata Barbosa (Unifesp – Osasco) abordou a avaliação da aprendizagem por meio de jogos, detalhando formas criativas de explorar o potencial lúdico no processo educacional. E a professora Sania Lima (Unifesp – Diadema) apresentou a importância da escuta ativa e da criatividade como ferramentas essenciais para engajar os estudantes e criar um ambiente de ensino transformador.
Dando sequência às palestras, o evento promoveu uma roda de conversa entre os professores participantes. De acordo com a organização, foram debatidos temas como: a efetividade de práticas ativas na aprendizagem dos estudantes; dificuldades no planejamento de metodologias para turmas numerosas; experiências sobre avaliações substitutivas em outras instituições; e necessidade de fomentar o engajamento docente e a aproximação com os estudantes.
Amanda, que atua na assessoria pedagógica do campus, ressaltou que esse momento foi essencial para que os professores “se reconhecessem nas vivências de seus pares e analisassem criticamente suas práticas pedagógicas, construindo um olhar colaborativo para o aprimoramento do ensino”.
Os participantes avaliaram positivamente o evento, destacando o espaço proporcionado para troca de experiências e construção de saberes. Segundo os dados fornecidos, 100% dos respondentes consideraram o encontro adequado para promover reflexões pedagógicas e compartilhar conhecimentos entre docentes. A partilha de experiências foi apontada como o ponto forte da formação.
Sobre o programa PLDoc e a programação do Prodoc
O PLDoc – Poços de Caldas é uma das ações do Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc), coordenado pelo Departamento de Apoio Pedagógico da UNIFAL-MG. Enquanto o PLDoc foca em atender necessidades específicas de cada campus, a programação central do Prodoc (PIDoc) 2025 será divulgada em breve e contemplará atividades institucionais mais amplas.
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