Pneumologista da UNIFAL-MG explica, em reportagem, os principais problemas respiratórios causados por mudanças de temperaturas no sul de Minas

O pneumologista Evandro Monteiro de Sá Magalhães, médico do Centro Integrado de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho – CIAST da UNIFAL-MG, concedeu uma entrevista ao Jornal da EPTV – 1ª edição, para comentar o que pode ocorrer com a saúde da população diante das mudanças de temperaturas observadas na região do sul de Minas. A matéria foi ao ar no dia 26/08.

De acordo com o pneumologista, o momento atual de mudanças climáticas bruscas acarreta sofrimento do sistema imunológico humano, principalmente em pessoas que possuem comorbidades alérgicas e respiratórias. “Essas pessoas apresentam quadro hiper-reativo, ou seja, suas vias aéreas são muito sensíveis e captam essas mudanças com muito mais facilidade”, afirmou.

Ainda segundo o coordenador, em algumas faixas etárias as pessoas são mais prejudicadas. “Nos extremos das idades, crianças e idosos são os que mais sofrem nesta época do ano, portanto, são as que requerem maior atenção e cuidados. Devemos ter mais foco para determinadas doenças das vias respiratórias, as renites, as sinusites e a chamada asma brônquica, uma doença caracterizada por inflamação difusa das vias respiratórias”, completou.

Acesse a reportagem completa no link: https://globoplay.globo.com/v/12853756/

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM