A produção de café do tipo arábica em Minas Gerais registrou uma redução de mais de 3,1% em relação à safra anterior, conforme dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em entrevista à EPTV – 1ª edição, que foi ao ar no dia 22 de janeiro, o professor de economia João Marcos Caixeta Franco, do campus Varginha da UNIFAL-MG, comentou os reflexos dessa queda na produção e os fatores que influenciam os preços do café no mercado.
“Essa conjuntura de safras um pouco menores, expectativas também de safras futuras um pouco menor, elas dão sustentabilidade aos preços. Um outro fator importante é a questão cambial. Nós sofremos uma desvalorização bastante importante do câmbio, a desvalorização do real, e isso para o consumidor brasileiro é negativo, porque essa é uma commodities com preços determinados nas praças, no mercado internacional. Então isso de fato impacta preços internamente”, explicou o especialista.
João Franco acrescentou que, para ter uma previsão precisa sobre os preços futuros do café, é necessário aguardar as estimativas mensais sobre as safras.
Assista a reportagem completa pelo Globo Play ou leia na íntegra pelo G1.