Em canal de mídia regional, professor de Economia da UNIFAL-MG explica queda no número de extrema pobreza no estado

(Imagem: reprodução/EPTV1)

No dia 05/12, o jornal da EPTV Sul de Minas – 1ª edição divulgou os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indicam o índice de pessoas em situação de extrema pobreza como o menor desde 2012 em Minas Gerais. Para comentar os dados, o jornal convidou o professor Fernando Batista Pereira, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG.

De acordo com os dados divulgados no jornal, de 2022 para 2023, o número de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza caiu em 30,92%, e o número de pessoas que vivem em situação de pobreza caiu em 36,06%. Para o professor de Economia, Fernando Pereira, existem elementos que explicam o resultado. “Tem um elemento conjuntural, que é, basicamente, a geração de emprego e o pagamento de renda atrelado ao trabalho. Mas, o outro elemento, que tem se mostrado mais importante ainda, é o elemento institucional, ou seja, das políticas públicas que funcionam como um colchão de transferência de renda para essa população”, explicou.  Segundo ele, de 2022 para 2023, os dois elementos passam por condições favoráveis.

Confira, a seguir, a matéria completa: https://globoplay.globo.com/v/13160236/?s=0s

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM