Professor do ICHL realiza visita técnica à Universidade de Barcelona e fortalece cooperação internacional da UNIFAL-MG

Reunião com a Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid. Professores Juan Manuel Bermudez e Vice-Decano prof. Félix Labrador, Vicedecano de Ordenación Académica de la Facultad de Artes y Humanidades en Aranjuez. (Foto: Arquivo/Claudio Carlan)

Entre os dias 11 de setembro e 10 de outubro, o professor Cláudio Umpierre Carlan, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e Departamento de História (DH) da UNIFAL-MG, realizou uma visita técnica à Universidade de Barcelona, na Espanha. Durante o período, ele participou de uma série de reuniões sobre novos acordos de cooperação técnica entre universidades europeias e o Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI).

O professor também visitou a Universidad Rey Juan Carlos. (Foto: Arquivo/Cláudio Carlan)

A visita, composta por atividades acadêmicas e administrativas,  integra o subprojeto “Fortalecimento da internacionalização através de redes de colaboração internacionais na pesquisa e pós-graduação da UNIFAL-MG”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O projeto foi viabilizado em parceria entre a Diretoria de Relações Internacionais (Gestão 2018-2024) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (gestão atual).

Além da visita técnica, o professor Carlan ministrou um curso sobre “Cidades Romanas” na pós-graduação da Universidade de Barcelona, participou de escavações em Ampúrias, no norte da Espanha, e firmou um novo termo aditivo entre o PPGHI e a Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid, além de tratar sobre o programa European Universities Linking Society and Technology (EULIST), que beneficia todos os programas de pós-graduação da UNIFAL-MG.

O docente acompanhou escavações na cidade histórica de Ampúrias. (Foto: Arquivo/Cláudio Carlan)

Segundo o professor Carlan, o sistema EULIST representa uma oportunidade para a Universidade”. A nova legislação da União Europeia exige que alunos de doutorado passem, no mínimo, três meses em instituições de países diferentes. Existe uma verba de 14 milhões de euros para isso. Basta que as universidades ou cursos interessados firmem os acordos técnicos com as instituições parceiras. O Programa de Pós-Graduação em História Ibérica foi o primeiro da UNIFAL-MG a integrar o EULIST”, destacou.

Outros pontos abordados durante a visita, foram o programa Erasmus Mundus, referente a possibilidade de bolsas de pós-graduação; e a Rede de Cooperação Bilateral CRUE (Conferência de Reitores de Universidades Espanholas). Os encaminhamentos de ambos os temas serão tratados diretamente pela Diretoria de Relações Internacionais e  Interinstitucionais da UNIFAL-MG.

LEIA TAMBÉM