Professor Eduardo Figueiredo, da UNIFAL-MG, é agraciado com a Medalha Janusz Pawlyszyn, pelas contribuições na área de Preparo de Amostras para pesquisas científicas

A entrega do da medalha ocorreu no Encontro Nacional de Química Analítica. (Foto: Divulgação)

Devido ao expressivo trabalho realizado ao longo da carreira na área de preparo de amostras, o professor Eduardo Costa de Figueiredo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG, foi agraciado com a Medalha Janusz Pawlyszyn. Esta honraria, instituída pelo Comitê Organizador do WARPA (Workshop sobre Avanços Recentes no Preparo de Amostras), em 2016, reconhece a excelência de pesquisadores que fizeram contribuições significativas na área de preparo de amostras. A premiação ocorreu durante o Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA), organizado pela  Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), realizado em Belém/PA, no dia 15 de setembro deste ano.

O prêmio, além de destacar o trabalho inovador de Figueiredo, também homenageia o Prof. Janusz Pawlyszyn, da University of Waterloo, Canadá, cuja pesquisa é referência internacional no campo. Para Figueiredo, receber o reconhecimento foi motivo de grande satisfação. “Fiquei muito contente e honrado com a premiação”, afirmou o professor, ao ser informado da escolha pelo Comitê Permanente do Workshop.

A Medalha Janusz Pawlyszyn é um dos principais prêmios na área de Química Analítica, especialmente no campo de preparo de amostras, um processo crucial para a obtenção de resultados analíticos precisos. O júri que selecionou os premiados foi composto pela professora Maria Eugênia Queiroz Nassur (FFCLRP-USP) e pelos professores Fernando Mauro Lanças (IQSC-USP), Renato Zanella (Departamento de Química, UFSM), e Fábio Augusto (IQ-Unicamp), que avaliaram as contribuições recentes dos indicados com base em sua relevância científica e impacto na área de preparo de amostras.

A medalha é o reconhecimento pelas contribuições do professor Eduardo de Figueiredo no preparo de amostras. (Foto: Divulgação)

O reconhecimento do pesquisador é o resultado de mais de 15 anos de trabalhos desenvolvidos somente na UNIFAL-MG. Professor no Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas desde 2009, Eduardo Figueiredo é coordenador do Laboratório de Análises de Toxicantes e Fármacos (LATF). Suas pesquisas têm foco no desenvolvimento de novos materiais para preparo de amostras, como sorventes inteligentes, capazes de capturar moléculas específicas com alta seletividade. Um dos principais avanços de sua equipe foi a criação de técnicas como o Direct Magnetic Sorbent Sampling Flame Atomic Absorption Spectrometry (DMSS-FAAS), para análise de metais, e o Magnetic Particle Spray Mass Spectrometry (MPS-MS), que permite a extração de moléculas orgânicas e sua análise direta por espectrometria de massas.

Essas inovações, além de serem publicadas em revistas científicas de grande impacto, resultaram em patentes. “Desde 2009, nosso grupo publicou cerca de 70 trabalhos sobre preparo de amostras para aplicações diversas, formandos 18 alunos de mestrado, 9 alunos de doutorado pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e Programa de Pós-Graduação em Química, além de diversos outros alunos de iniciação científica”, destaca Eduardo Figueiredo.

“Neste tempo desenvolvemos diversos materiais inéditos denominados de sorventes inteligentes, capazes de promover a captura de moléculas específicas ou íons metálicos com boa seletividade, eliminando interferências da matriz. Conseguimos analisar diversas moléculas em matrizes complexas como sangue, plasma, carne, leite, sucos, amostras ambientais, dentre outra”

Uma trajetória marcada por dedicação

Eduardo Figueiredo iniciou sua carreira na UNIFAL-MG, onde se formou em Farmácia. Ao longo de sua formação, realizou mestrado e doutorado em Química Analítica na Unicamp, sob orientação do Prof. Marco Aurélio Zezzi Arruda, e pós-doutorado no Laboratório Thomson de Espectrometria de Massas, sob supervisão do Prof. Marcos Eberlin. Em 2009, retornou à UNIFAL-MG, onde passou a lecionar e realizar pesquisas inovadoras na área de análises toxicológicas e preparo de amostras.

Para saber mais sobre a premiação e sobre a carreira do professor agraciado, o Jornal UNIFAL-MG realizou uma entrevista com o pesquisador. A entrevista completa pode ser conferida em:  “O principal é tomar logo uma decisão e focar todo o seu potencial”: o ex-aluno de Farmácia e professor da UNIFAL-MG, Eduardo de Figueiredo, fala sobre sua trajetória até a conquista da Medalha Janusz Pawlyszyn