Professora da UNIFAL-MG é selecionada para participar de pesquisa junto ao Mercosul sobre experiências institucionais em modelos educativos flexíveis

Ana Abreu é docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo/Dicom)

A professora Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG foi selecionada para desenvolver uma pesquisa no campo da Educação, juntamente aos pesquisadores da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, promovido pela Comissão Ad Hoc de Ensino Médio do Setor Educacional do Mercado Comum do Sul  (MERCOSUL) – Setor Educativo.

Intitulada “Fortalecimento institucional para a implementação de experiências baseadas em modelos educativos flexíveis”, no Brasil a pesquisa será desenvolvida pela pesquisadora em escolas do Ensino Médio nos estados da Bahia e de Pernambuco, com previsão de finalização para o final de 2024.

Conforme esclarecido pela pesquisadora, um dos propósitos da pesquisa é levantar e documentar, em cada país, os desafios detectados e as estratégias dos projetos ou propostas que foram desenvolvidas para garantir a permanência e conclusão dos alunos do Ensino Médio.

“Pretendemos realizar uma síntese regional dos dados obtidos e socializar os resultados com os interessados, por meio de videoconferências e/ou seminários, para realizar intercâmbios entre professores de todo o Mercosul, onde sejam visíveis as políticas públicas implementadas por cada país”, esclarece.

Segundo a pesquisadora Ana Abreu, para ser selecionado, o estudo passou por avaliação, em ampla concorrência, disposta em edital específico para seleção de consultores e pesquisadores divulgado pelo MERCOSUL em todo o território nacional nas páginas oficiais do órgão.

Sobre o processo de seleção, a docente demonstra entusiasmo: “Ser selecionada para uma pesquisa de grande porte muito me animou, as relações de internacionalização são pilares importantes para as universidades, e o objeto da pesquisa dialoga diretamente com as linhas de pesquisa que me dedico e atuo há décadas, o que possibilita não só o fortalecimento da pesquisadora, mas da Instituição e a relação de diálogos internacionais que promovem, conjuntamente, a construção robusta da pesquisa acadêmica”.

A seleção dos consultores contou com diversas etapas, como análise de currículo, da experiência e finalizou com uma entrevista. “No Brasil, o Ministério da Educação quem fez a seleção e organizou todo o processo. Em todas as etapas fui classificada em primeiro lugar a partir dos critérios avaliativos exigidos”, explica a pesquisadora.

De acordo com a professora, a pesquisa se desenvolverá em três etapas: a organização do instrumento metodológico; a pesquisa de campo para levantamento de dados, análise; e o compartilhamento dos resultados. A definição das escolas brasileiras está em processo, já que faz parte da segunda etapa do estudo.

Na realização da investigação, os consultores irão utilizar uma metodologia comum construída pelos próprios pesquisadores selecionados, conforme explicado pela professora Ana Abreu. Os demais selecionados para a pesquisa foram: o argentino Juan Suasnábar Argentina, a uruguaia Analaura Conde, e o paraguaio Óscar Gaona.

Analaura Conde irá desenvolver pesquisas nas instituições de ensino do Uruguai. (Foto: arquivo pessoal/Analaura)

A pesquisadora Analaura Conde, que atua no Administración Nacional de Educ  – Consejo de Formación en Educación (Anep-CFE), conta que no caso do Uruguai, o foco tem sido no apoio pedagógico para melhorar a aprendizagem e para proteger as trajetórias educacionais dos alunos. “Neste enquadramento, a tutoria – presencial e virtual – de apoio à aprendizagem, apoio aos professores, bem como o apoio a novos professores, têm sido algumas das estratégias selecionadas”, explica.

Segundo Analaura Conde, a pesquisa será desenvolvidas em diversas instituições do Uruguai: “instituciones de educación media de la Dirección Nacional de Educación Secundaria (DGES) y de la Dirección Nacional de Educación Técnico Profesional (DGETP), ubicadas en Montevideo y en departamentos del interior del País.”

Além de fortalecer a presença da UNIFAL-MG nos processos de construção de conhecimento para o campo da Educação, para a docente Ana Abreu, pesquisas como esta promovem a transformação de diferentes realidades escolares.

“A aprendizagem e o desenvolvimento dos jovens do Ensino Médio – bem como as relações com a construção do projeto da escola, nos aspectos ligados a gestão escolar, o currículo e a formação docente – são temáticas valiosas para pensarmos avanços e contribuir para a construção de políticas públicas que, de fato, fortaleçam o sistema educativo e resultem em projetos educacionais de qualidade e emancipatórios para os nossos jovens”, argumenta.

Para a pesquisadora, a oportunidade de desenvolver esta pesquisa afirma a importância das universidades federais e seu corpo de pesquisadores que assumem relevantes contribuições para se pensar e transformar realidades.

Saiba mais sobre a pesquisa em: https://www.mercosur.int/pt-br/comunicado-setor-de-educacao-resultado-do-contratacao-de-pessoal-temporario/#