Professores e alunos da UNIFAL-MG realizam Campanha Setembro Amarelo com foco na prevenção do suicídio

Registro de atividade desenvolvida no hall do prédio V da Sede da UNIFAL-MG. (Foto: arquivo pessoal/profa. Vânia Regina Bressan)

No dia 13 de setembro, a Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG realizou, em parceria com o Núcleo de Assistência Farmacêutico da Unifal (NAFAU) e o Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), a Campanha Setembro Amarelo, uma ação de conscientização sobre a prevenção do suicídio. O evento faz parte da Campanha Nacional de Prevenção do Suicídio, que busca quebrar tabus, reduzir estigmas e incentivar a busca e oferta de ajuda. A ação foi coordenada pela professora Vânia Regina Bressan, da Escola de Enfermagem, e Luciene Alves Moreira Marques, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, e envolveu professores e alunos de diferentes cursos.

Com o lema deste ano, “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha focou em atividades que reforçam a importância da saúde mental para a preservação da vida. Estudantes dos cursos de Enfermagem e Farmácia organizaram dinâmicas como rastreamento de sintomas de ansiedade e depressão, além de oferecerem auriculoterapia e aromaterapia, no hall do prédio V da Universidade. As professoras Sylvia da Silveira Nunes, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, e Luciene Marques, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, estiveram à frente dessas atividades.

Registro de atividade realizada na Escola Estadual Padre José Grimminck. (Foto: arquivo pessoal/Alice Silva Costa)

Além delas, os professores Sérgio Valverde Marques dos Santos e Alice Silva Costa, da Escola de Enfermagem, participaram de dinâmicas realizadas tanto no hall do prédio V como na Escola Estadual Padre José Grimminck, ampliando o alcance da campanha para além da Universidade.

Outra contribuição significativa foi a do Projeto Reequilíbrio, coordenado pela professora Sylvia Nunes, que disponibilizou sessões gratuitas de terapia reiki para a comunidade interna da UNIFAL-MG, reforçando o cuidado com a saúde física e mental.

Na Escola Estadual Napoleão Salles, a professora Adriana Olímpia Barbosa Felipe, da Escola de Enfermagem, conduziu rodas de Terapia Comunitária Integrativa (TCI) para adolescentes do Ensino Médio. Outras ações também se estenderam às unidades de saúde da Atenção Primária à Saúde de Alfenas, onde alunos de Enfermagem realizaram iniciativas de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Ação realizada no hall do prédio V da Sede da Instituição. (Arquivo pessoal/profa. Vânia Regina Bressan)

A campanha, que envolveu aproximadamente 180 participantes, entre alunos, professores, técnicos administrativos e terceirizados, destacou a importância do cuidado com a saúde mental e o impacto dos transtornos psicológicos na prevenção do suicídio.

De acordo com a coordenadora Vânia Bressan, o Brasil é o país da América Latina com a maior prevalência de depressão, um dos fatores mais influentes no suicídio. “Sabemos que o suicídio é um fenômeno complexo e multifatorial, mas os transtornos mentais interferem significativamente neste fenômeno”, afirmou. Ela também enfatiza a importância de as pessoas procurarem ajuda para que o quadro de saúde mental não se agrave, lembrando que “a vida é o bem maior que temos e a Campanha do Setembro Amarelo existe para preservar esse bem tão precioso.”

Nesta quinta-feira (19/09), o grupo realizará uma palestra online sobre “Prevenção do Suicídio” com a psicóloga e professora Sylvia Nunes, das 17h às 19h. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.