Professor analisa projeções da safra de grãos em emissora da região

Atualizado em 27 de janeiro de 2025 às 16:57

(Imagem: reprodução/Bom dia Cidade)

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) divulgou que a safra de grãos 2024/2025 deve registrar um aumento de 8% em relação à safra anterior. A área plantada também apresentará um crescimento de 1,8%. Em entrevista ao jornal Bom Dia Cidade, exibido no dia 16 de janeiro, o professor João Marcos Caixeta Franco, do Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEAP), analisou os impactos econômicos dessa projeção.

“O fator principal que determina a produção, ou seja, a escolha do produtor em o que plantar e quanto plantar, ela se baseia no preço das commodities no último momento ou no último ano, e certamente o Brasil tem tido uma participação bastante importante nas exportações de grãos”, afirma o docente.

Segundo o especialista, a produção envolve uma série de etapas e atividades, como operações financeiras, transporte, compra de insumos e contratação de serviços. Com a expectativa de uma safra abundante em Minas Gerais, o bom desempenho do milho e da soja garante insumos, como ração para alimentar rebanhos, além de contribuir para a estabilidade dos preços de matérias-primas e alimentos, sustentando a bacia leiteira que caracteriza o estado, acrescenta o professor.

Assista a reportagem completa pelo jornal Bom Dia Cidade.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM