Projeto de Extensão da UNIFAL-MG e IFSULDEMINAS é selecionado para a COP30

Ação foi destaque em edital do MEC e IFPE sobre projetos com práticas sustentáveis e impacto social
Estudantes do curso técnico de Enfermagem realizam aferição de pressão arterial (Foto: Autoras 2023)

O projeto de extensão “Desenvolvimento Humano: Saúde, Educação e Trabalho”, desenvolvido em parceria entre a UNIFAL-MG e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho, foi selecionado para participar da 30ª Conferência das Partes (COP30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará. O projeto, alinhado com a promoção de práticas sustentáveis e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente na área de saúde e educação, destacou-se ao concorrer ao edital REI/IFPE Nº 11, promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Iniciado em 2019, a ação de extensão acadêmica busca integrar discentes e docentes da graduação e pós-graduação em ações contínuas focadas no desenvolvimento humano através da saúde, educação e trabalho. Sob a coordenação da professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, Maria Regina Martinez, e da doutoranda Natércia Taveira Carvalhaes Dias, o projeto possui iniciativas inovadoras e promove uma educação de qualidade, saúde e bem-estar, além de parcerias globais para o desenvolvimento sustentável.

Brinquedos pedagógicos produzidos nas oficinas para o desenvolvimento infantil (Foto: Autoras 2023)

De acordo com a equipe do projeto, as atividades desenvolvidas contam com a participação de diversas instituições, incluindo as Estratégias de Saúde da Família Rurais do Município de Muzambinho, a Associação Beneficente Cáritas de Alfenas, escolas municipais de Alfenas e o Serviço de Assistência e Recuperação do Adulto e da Infância (SARAI). Além disso, algumas ações são realizadas online, envolvendo idosos e profissionais de saúde.

As atividades incluem educação permanente em saúde, oficinas de materiais pedagógicos, ensino de informática, escuta terapêutica, palestras sobre conciliação de trabalho e estudo, e até mesmo introdução à programação com Python. “Essas atividades têm promovido uma aproximação significativa entre a universidade e a comunidade, impactando positivamente diversas faixas etárias e contribuindo para o desenvolvimento humano sustentável”, afirmou Natércia. Para ela, tem sido “uma grande satisfação estar presente para abordar a relevância das colaborações entre as instituições educacionais UNIFAL-MG e IFSULDEMINAS para a promoção de ações de saúde externas para a comunidade, especialmente quando alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Projetos de extensão que unem instituições de ensino são uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo”.

Tiago Silveira, coordenador adjunto, ressalta que tem acompanhado os impactos positivos que a iniciativa tem gerado em Alfenas ao longo dos anos. “O projeto não só atende crianças e adolescentes, mas também qualifica a futura mão de obra local, trazendo benefícios diretos para o mercado de trabalho regional”, disse.

Já as discentes do curso de Medicina da UNIFAL-MG, Gabriela Miranda Lima e Jéssica Caroline Capela Mendes,  compartilham suas experiências: “A conexão entre ensino, serviços de saúde e a comunidade é uma experiência enriquecedora para todos os participantes. Essa abordagem não apenas facilita o aprendizado, mas também engaja os alunos no processo de intervenção em saúde.”

Local de recolhimento das embalagens de agrotóxicos (Foto: Autoras 2023)

Gabriel Francelino, discente do curso de Informática da UNIFAL-MG, comenta sobre seu crescimento pessoal e profissional: “acredito que o projeto agregou muito tanto na minha vida pessoal quanto na profissional. Ele foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho em equipe e aprimoramento da minha didática. Além disso, contribuiu significativamente para minha capacidade de liderança”.

Segundo a coordenação do projeto, a seleção para a COP30 destaca o impacto positivo e potencial como exemplo de ação extensionista relevante social e economicamente. “A seleção para representar a universidade na COP30 é um reconhecimento merecido, não apenas pela relevância local, mas também pelo exemplo de impacto social e econômico. Iniciativas como esta são centrais para construir um futuro mais inclusivo e reforçar o papel transformador da universidade na sociedade”, afirmou Tiago Silveira.

Para mais informações sobre o projeto “Desenvolvimento Humano: Saúde, Educação e Trabalho”, entre em contato com Natércia Dias, o e-mail é: natercia.dias@sou.unifal-mg.edu.br.

Fotos da galeria: Projeto das Autoras (2023)

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM