Projeto Local do PRODOC de Poços de Caldas promove reflexão sobre interdisciplinaridade e projetos pedagógicos

Cartazes com apontamentos de planejamento, metodologias e avaliação produzidos pelos participantes durante a oficina no campus Poços de Caldas (Foto: Arquivo Amanda Xavier)

O Projeto Local de Formação Pedagógica de Poços de Caldas (PLDoc‑PC), que integra o Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC), promoveu em 14 de agosto de 2025, na sala B108 do campus, a oficina “Explorando os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação: compreendendo elementos curriculares”. A atividade reuniu docentes e técnicos para debater a importância dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e sua relação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

A professora Maria Antônia apresentou o tema “Regulação x Emancipação” durante a oficina (Foto: arquivo Amanda Xavier)

A formação foi conduzida pela professora Maria Antonia Ramos de Azevedo, do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro. Ela possui mestrado, doutorado e pós‑doutorado em Educação, é especialista em Pedagogia Universitária e obteve livre‑docência pela UNESP em 2022. Durante a exposição, a palestrante lembrou que o PDI define a missão, a política pedagógica e as estratégias da instituição, enquanto o PPC orienta o currículo segundo as diretrizes curriculares e as metas de formação do curso. Ela questionou se os PPCs devem ser vistos apenas como documentos regulatórios ou se podem ser instrumentos emancipatórios capazes de refletir a vocação e as necessidades de cada curso.

Em seguida, os participantes trabalharam em grupos para refletir sobre seus próprios PPCs. Discutiram formas de integrar disciplinas, de aplicar metodologias ativas e de construir avaliações compatíveis com uma formação mais interdisciplinar. O debate destacou que, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, os engenheiros devem ter formação “generalista, humanista, crítica e reflexiva”. Portanto, a articulação entre planejamento curricular, prática pedagógica e avaliação precisa estimular o protagonismo discente e a capacidade de resolver problemas reais.

Ao final da oficina, a pedagoga Amanda Rezende Costa Xavier, responsável pela organização do PLDoc‑PC, avaliou que encontros regulares de formação pedagógica colaboram para aperfeiçoar a prática docente e alinhar a instituição às políticas educacionais. A programação do PLDoc‑PC continua ao longo de 2025 com novas atividades. Para mais informações ou para sugerir pautas, a Assessoria Pedagógica do campus Poços de Caldas atende pelo e‑mail amanda.xavier@unifal‑mg.edu.br e pelo WhatsApp (35) 3697-4632.

Fotos: arquivo Amanda Xavier

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