O projeto “Produzindo Sustentabilidade: melhorando operações e vidas na Ação Reciclar”, desenvolvido pela equipe do curso de Engenharia de Produção da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, recebeu um financiamento do Instituto Alcoa. Este recurso, no valor de R$ 62.303,97, foi concedido durante uma cerimônia no Clube da Alcoa em Poços de Caldas, em 09/10, como parte do “Programa de Apoio a Projetos Locais – 2024”. O projeto foi selecionado entre mais de doze inscritos e foca no apoio ao empreendedorismo e a grupos produtivos.
A professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Marina Gomes Murta Moreno, coordenadora do projeto, destacou o valor dessa conquista: “Foi um momento muito gratificante, já que o processo seletivo foi extenso e concorrido, passando por várias análises e avaliações de diversas partes interessadas.”
O projeto de extensão tem como objetivo implementar melhorias na cooperativa de reciclagem Ação Reciclar, com ações planejadas para incluir a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), manutenção corretiva e preventiva de equipamentos e capacitações técnicas em áreas cruciais como gestão de operações, segurança no trabalho, gestão financeira e empreendedorismo. “O recurso contribuirá para promover uma transformação positiva no local de trabalho dos cooperados e a sua valorização enquanto agentes de mudanças para o desenvolvimento sustentável local”, disse a professora Marina, reforçando a importância de tais investimentos para a melhoria das condições de trabalho e operações da cooperativa.
De acordo com a docente, apesar de oferecerem suporte econômico e estrutural, muitas cooperativas enfrentam desafios gerenciais que comprometem suas operações. “Este projeto visa não só melhorar a eficiência da Ação Reciclar em Poços de Caldas, mas também capacitar os catadores como agentes de mudança social, ambiental e econômica. Nosso objetivo é fortalecer os catadores para que eles contribuam efetivamente para a gestão de resíduos e o desenvolvimento sustentável da comunidade”, afirma a professora Marina. Tal fortalecimento apoia objetivos da ONU, como erradicação da pobreza, trabalho decente e crescimento econômico.
Participação da comunidade acadêmica e colaborações no projeto
A participação ativa de estudantes no projeto é um dos seus pilares fundamentais. Gabrielle Fazanni da Silva, estudante do 4° período de Engenharia de Produção, compartilha seu entusiasmo: “A participação nesse projeto tem contribuído muito para a minha formação acadêmica e profissional. Sinto que estou desenvolvendo habilidades importantes como trabalho em equipe, liderança e comunicação. Além disso, utilizo habilidades desenvolvidas em sala de aula, como na matéria de Gestão da Qualidade.” Gabrielle acredita que o projeto fará diferença na vida dos trabalhadores, promovendo organização e melhorias no ambiente de trabalho, especialmente através do uso de equipamentos de segurança e melhorias em máquinas.
Ana Beatriz Piva de Paula, estudante do 7º período de Engenharia Ambiental, também destaca o impacto positivo do projeto em sua trajetória acadêmica e profissional: “A participação no projeto tem sido essencial para minha formação. Ao longo do projeto, desenvolvi habilidades práticas em gestão organizacional, como diagnóstico de processos e mapeamento de necessidades.” Ela observa que as melhorias organizacionais e as oficinas promovidas pelo projeto estão criando “um ambiente de trabalho mais seguro e colaborativo, incentivando o crescimento pessoal e profissional dos cooperados”.
“O projeto é uma oportunidade ímpar para enriquecer a formação dos estudantes, contribuindo também para o desenvolvimento de competências de caráter humanístico e social”, ressaltou a professora Marina. Segundo ela, a equipe do projeto tem conseguido realizar parcerias, como uma com a PUC Minas para oferecer suporte psicológico aos catadores e outra com uma OSCIP, para o acesso a conteúdo especializado, voltado à capacitação técnica de catadores.
Além de Marina Gomes Murta Moreno, a equipe do projeto inclui Teresa Cristina Monteiro Martins, coordenadora adjunta responsável pelo suporte à capacitação em empreendedorismo, Sylma Carvalho Maestrelli e outros docentes como Fabio Ferraço, Erik Telles Pascoal, André Luiz Romano e Carlos Henrique dos Santos, todos atuando como voluntários. Os estudantes, como Ana Beatriz e Gabrielle, desempenham um papel vital no suporte às ações, juntamente com outros voluntários como Vitor Garcia Guerrini e Pedro Henrique Cancian Sgrilli. No âmbito da cooperativa Ação Reciclar, também integram a equipe: Luiz Antônio da Silva, responsável pela organização e coordenação do projeto, e Israel Martins Pereira, que cuida da organização das ações internas.
Vale mencionar que o projeto que recebeu financiamento é uma extensão de outra ação extensionista da UNIFAL-MG: “Empreendendo para a sustentabilidade: um olhar voltado às cooperativas de reciclagem”, em operação desde meados de 2023. Segundo a professora Marina, através de um diagnóstico organizacional participativo, que envolveu a escuta dos cooperados em grupos focais, foram elaboradas doze estratégias para melhorar as condições de trabalho e operações na cooperativa Ação Reciclar. “Durante o mês de março de 2024, foram realizadas conversas com os gestores da cooperativa para definir as estratégias a serem apoiadas pelo Instituto Alcoa. Três estratégias principais foram priorizadas: a garantia de condições mínimas de saúde e segurança ocupacionais, a manutenção corretiva de equipamentos e a criação de um programa de manutenção preventiva; e o desenvolvimento de competências técnicas e empresariais para aprimorar as operações e aumentar a renda dos cooperados”, contou.
Os interessados em participar ou apoiar o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: marina.moreno@unifal-mg.edu.br.
A seguir alguns registros do projeto “Empreendendo para a sustentabilidade” que acontece concomitantemente ao “Produzindo Sustentabilidade”:
Fotos: arquivo dos projetos