O escritor Eloésio Paulo, professor do curso de Bacharelado em Letras/Português da UNIFAL-MG, lançará no próximo sábado, 23/08, a partir das 10h, na loja Cascafina, em Alfenas/MG, seu novo livro de poemas, “Deus e o espantalho“. Na segunda-feira, 25/08, o escritor estará em Passos para falar de sua obra “201 romances brasileiros em 5 minutos cada“, publicada no ano passado, em evento promovido pelo projeto CirculAutores, do MUCMAC (Museu da Conversa Macanuda), como é conhecido o Museu das Oraturas e Literaturas do Sul de Minas, mantido pelo Polígono Sul-Mineiro de Leitura.

Na semana passada, Eloésio Paulo fez pré-lançamentos de seu livro mais recente. O primeiro foi em três escolas de Areado, a convite da biblioteca municipal local, e o segundo fez parte da 10ª Noite Mineiras de Museus e Bibliotecas, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado e realizada na biblioteca municipal João Januário de Magalhães, de Alfenas/MG. Esse último contou com a participação do também escritor e professor da UNIFAL-MG Marcos de Carvalho e de duas ex-alunas de ambos os autores, Luana Bruno, autora do livro de poemas “Touros e Lagartos” (2024), e Chistyane Trombeta Morais, escritora de um livro infantil ainda inédito e secretária de Desenvolvimento do município de Alfenas. Os eventos ocorreram no dia 12/08.
“Talvez seja o mais depurado que fiz, apesar de parecer, à primeira vista, muito mais leve do que realmente é”, enfatiza Eloésio Paulo sobre sua obra “Deus e o espantalho”. O volume é composto de haicais, forma poética originária da cultura japonesa em que o autor vem se exercitando nos últimos anos. Segundo o autor, a elaboração do livro se deu em várias etapas e os poemas não foram escritos para comporem um diálogo. “Eles foram surgindo um por um, mas num certo momento eu percebi que podiam formar uma espécie de móbile e, depois de experimentar várias sequências, cheguei à definitiva, em que Deus e o espantalho se interpelam mutuamente”, afirma.
“‘Deus o espantalho’ quer estar na confluência possível da visão de mundo ocidental com a oriental e segue muitas das lições da poesia concreta, mais especificamente de seu precursor talvez mais legítimo, o poeta francês Stéphanne Mallarmè (1842-1898)”, comenta Eloésio Paulo. Da poética mallarmaica, explica o escritor, “são visíveis especialmente o cálculo semântico da tipologia e a atribuição de significado ao espaço em branco das páginas”.
O livro é ilustrado por Malbec Lacaz, discente do curso de História na UNIFAL-MG. “Descobri esse garoto quando ele apareceu numa aula minha, apenas como ouvinte; logo depois, ele fez uma caricatura minha e percebi seu grande talento”, ressalta o escritor. A caricatura mencionada está reproduzida na contracapa de “Deus o espantalho”. Eloésio Paulo então pediu ao ilustrador que desenhasse uma série de espantalhos que se parecessem com ideogramas da escrita japonesa, como “uma ‘forma de intensificar’ o diálogo com a forma original, já que ‘não me proponho obedecer a todas as regras do haicai original'”. O resultado é um pequeno volume em que tudo está em diálogo: os personagens entre si, eles e as ilustrações e estas consigo mesmas”, complementa.
Quanto a “201 romances brasileiros em 5 minutos cada“, será objeto da fala do professor num diálogo com Alberto Mattar, escritor de Passos, que também se dedica à divulgação de livros por meio de resenhas na imprensa. Parte das 201 resenhas que compõem esse livro de Eloésio Paulo foram publicadas ao longo de quase três anos no Jornal da UNIFAL-MG, nas editorias “Indica” e “Montra”. O evento ocorrerá na próxima segunda-feira, 25/08, das 18h às 20h, no anfiteatro da Casa de Cultura de Passos, e terá a apresentação de Anna Luiza Sposito.
Alberto Mattar, autor de “Livros – volume 2“, estará em Alfenas no dia 27 para retribuir a visita e falar de seu trabalho como crítico literário. A conversa ocorrerá na biblioteca municipal João Januário de Magalhães, também das 18h e às 20h.