UNIFAL-MG participa do 30º Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENAPET)

Com o tema “Inteligência artificial e direitos humanos: desafios éticos para o século XXI”, o evento foi realizado entre os dias 21 e 23/11, na UnB
Professor Dênis da Silva Moreira durante 30° ENAPET. (Fotos: arquivo pessoal)

O presidente do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) da UNIFAL-MG, professor Dênis da Silva Moreira, da Escola de Enfermagem, representou a Universidade no 30º Encontro Nacional dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (ENAPET). O evento foi realizado entre os dias 21 e 23/11, na UnB, em Brasília/DF. 

“O Programa de Educação Tutorial (PET) tem como objetivo fomentar grupos de aprendizagem tutorial por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação e bolsas de tutoria a professores. O Programa foi Criado pela Lei nº 11.180/2005 e regulamentado pela Portaria nº 976/2010, com alterações da Portaria nº 343/2013.  O PET é uma política estratégica para consolidar os pilares da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior, contribuindo para a formação ampla e qualificada de futuros professores e pesquisadores”, explica o professor. 

O docente, petiano entre 1992 e 1993 e tutor de 2010 a 2015 na Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas, atual UNIFAL-MG, e interlocutor dos grupos PET da Universidade desde 2022, participou do Grupo de Discussão Temática (GDT) “Financiamento e apoio institucional” durante o evento. A atividade reuniu cerca de 1,5 mil petianos de todas as regiões do Brasil, com a participação de representantes da UNIFAL-MG. O ENAPET contou com apoio financeiro do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), além do suporte de gestores. 

O diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, Adilson Santana de Carvalho, participou da mesa de abertura e enfatizou o compromisso do MEC com a melhoria da gestão do PET e a importância de uma manter relação dialógica com os representantes de integrantes do Programa. Artur Antônio dos Santos, coordenador-geral de Relações Estudantis e Serviços Digitais, destacou o compromisso em fomentar a integração e a interdisciplinaridade entre as políticas de educação e saúde no âmbito universitário. 

Os discentes dos grupos PET da UNIFAL-MG participaram de Grupos de Discussão Temática. Além disso, os grupos PET de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Bacharelado interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE), Odontologia e Enfermagem apresentaram os seguintes trabalhos nas modalidades pôster e oral:

  • PET Fisioterapia “Projeto PET do PET: relato de experiência” (oral).
  • PET Nutrição “PET conecta: onde nutrição e conhecimento caminham juntos” (pôster).
  • PET Farmácia “PET Farmácia UNIFAL-MG em ação: e-book com ponte entre ciência, saúde e comunidade” (pôster).
  • PET Farmácia “Projeto Farmácia em foco” (oral).
  • PET BICE “ IA e debates públicos: influência dos algoritmos de redes sociais na formação de bolhas digitais e participação cidadã nos espaços culturais” (oral).
  • PET Odontologia “PET Odontologia em campanhas de educação em saúde: fortalecendo conexões entre universidade e comunidade” (oral).
  • PET Odontologia “Odontologia de portas abertas (OPA): uma ação de acolhimento universitário e tentativa de proximidade com o futuro” (pôster).
  • PET Enfermagem “Cientificamente falando: divulgação do conhecimento em saúde nas redes sociais e na comunidade” (oral).

Para o professor Dênis Moreira, a participação de discentes é de grande relevância para o fortalecimento dos objetivos do Programa, uma vez que o evento constitui um espaço privilegiado de formação acadêmica, política e cidadã. Ele acredita que o contato com experiências exitosas de outros grupos PET favorece a troca de saberes, a inovação nas práticas acadêmicas e o aprimoramento das ações desenvolvidas localmente na UNIFAL-MG.

“Além disso, o ENAPET contribui diretamente para a formação integral dos discentes, ao estimular o protagonismo estudantil, o trabalho coletivo e a autonomia intelectual. A vivência nacional possibilita o fortalecimento da identidade petiana, o engajamento nas discussões sobre políticas educacionais e a defesa do Programa”, finaliza. 

Confira as fotos dos trabalhos apresentados pelos discentes dos grupos PET da UNIFAL-MG durante o 30º ENAPET:

 

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM