UNIFAL-MG entrega equipamentos destinados ao aprimoramento de parque tecnológico a polos parceiros de apoio do Programa Universidade Aberta do Brasil

A UNIFAL-MG fortaleceu seu compromisso com a educação à distância pela entrega de novos equipamentos tecnológicos para seus polos parceiros do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A inciativa da Universidade beneficiou os polos de Alterosa, Boa Esperança e Varginha com a distribuição de notebooks e de microcomputadores adquiridos com recursos específicos, visando aprimorar o suporte tecnológico dos polos de apoio presencial.

Participaram das entregas, ocorridas nos dias 28 de maio e 3 de junho, o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira, o diretor Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Prof. Luiz Mafra, e os coordenadores da UAB na UNIFAL-MG, Profa. Geovania Lúcia dos Santos e Prof. Adílio Renê de Almeida Miranda. Com a doação, a Universidade procura oferecer melhores condições para o desenvolvimento das atividades educacionais à distância nessas localidades. Cada coordenador recebeu notebooks e microcomputadores, equipamentos essenciais para suportar as demandas tecnológicas dos cursos oferecidos pela UNIFAL-MG em parceria com a UAB.

Os recursos foram destinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), num total de R$ 143.500,00, totalizando R$100.000,00 para aquisição de equipamentos para o parque tecnológico da própria Instituição e R$ 43.500,00 para aquisição de equipamentos a serem destinados aos três polos parceiros de apoio presencial da Universidade, sendo R$14.500,00 para cada unidade.

Coordenadora da UAB na UNIFAL-MG, Profa. Geovania Lúcia dos Santos com representante do Polo Alterosa, Lucinara Pereira (foto: Arquivo/Dicom)

A professora Geovania Lúcia dos Santos, coordenadora do Programa UAB na UNIFAL-MG desde 2019, destacou a significância da recente iniciativa como um marco no compromisso contínuo da Universidade com a educação pública, gratuita e de qualidade, especialmente na formação inicial e continuada de professores. Ela ressaltou: “Embora estejamos, ainda, distantes de responder plenamente as demandas e superar os desafios com que as ações de qualificação profissional na modalidade de educação à distância – que têm sido implementadas pela UNIFAL-MG por intermédio de sua participação no Programa UAB há 16 anos -, iniciativas desta natureza são recebidas com satisfação pela equipe do Programa, pois contribuem para que a Universidade siga seu processo de aprendizagem, amadurecimento e familiarização com a modalidade.”

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, o vice-reitor Alessandro Antônio Costa Pereira, Profa. Geovania Lúcia dos Santos com a representante Lucinara Pereira (foto: Arquivo/Dicom)

Corroborando à relevância da ação, o professor Adílio Renê de Almeida Miranda, coordenador-adjunto da UAB na UNIFAL-MG, expressou grande expectativa em relação às iniciativas em andamento no programa universitário. Atualmente, o programa está vinculado ao Curso Lato Sensu “Educação Matemática na Contemporaneidade”, sob coordenação da professora Rejane Siqueira do Instituto de Ciências Exatas (ICEX), contemplando 216 estudantes, além da previsão de abertura de duas novas ofertas de especialização, já aprovadas no Edital 25/2023 (cada qual com previsão de 150 vagas), com início previsto para o primeiro semestre de 2025 e de outras 5 propostas submetidas ao mesmo edital para as quais aguardamos aprovação.

Segundo o professor Luiz Mafra, diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), os equipamentos são fundamentais para as ações de gestão tanto do próprio Centro como dos polos parceiros. “Tal parceria tem permitido levar cursos da UNIFAL-MG – como Teorias e Práticas na Educação e Gestão Pública Municipal no Lato Sensu e Pedagogia, na Graduação – para mais municípios, aumentando a capilaridade e abrangência de nossas ações. Além disso, contribui para democratização do acesso à educação superior pública, gratuita e de qualidade a estudantes não contemplados na modalidade presencial”, concluiu.

*Igor Giugliano é estagiário da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.