A UNIFAL-MG sediou, entre os dias 3 e 6/12, o 15° Encontro de Grupos de Estudos e Pesquisas Marxistas (EPMARX). O evento, realizado pelo GPHiTeS – Grupo de Pesquisa “Filosofia, História e Teoria Social” (UNIFAL-MG/CNPq) da Universidade, é parte das ações de extensão da UNIFAL-MG e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
A iniciativa reuniu pesquisadores, docentes, estudantes e militantes de todo o país para debater temas contemporâneos à luz do marxismo crítico. A programação incluiu mesas-redondas, grupos de trabalho, lançamento de livros e sessões temáticas voltadas a áreas como teoria social, história do movimento operário, economia política, cultura e novas leituras de Marx.
A atividade propôs promover um espaço de debate e troca de experiências, contribuir para o desenvolvimento teórico e para a atualização do marxismo na realidade brasileira, além de enriquecer a análise crítica de conjunturas políticas, econômicas e sociais, ao fomentar novas perspectiva teóricas e estratégicas.
A ação também realizou ações formativas e diálogos entre jovens pesquisadores e professores experientes, o que fortaleceu redes de pesquisa e a cooperação interinstitucional. A conferência de encerramento foi ministrada pelo professor Marcello Musto, da York University, conhecido internacionalmente por suas contribuições aos estudos sobre Marx e pela amplitude de suas pesquisas.
“A participação do pesquisador constituiu um marco especial do evento, estimulando reflexões sobre as implicações contemporâneas do pensamento marxista para a crítica social e a ação política”, afirma José Francisco Lopes Xarão, pró-reitor de extensão e cultura da UNIFAL-MG e coordenador geral do evento.
O Encontro ocorre anualmente desde 2008 e reúne grupos de estudos e pesquisas marxistas de diversas regiões do Brasil. Em 2025, o evento foi realizado pela primeira vez fora da região Nordeste. Para Francisco Xarão, o EPMARX, em sua 15º edição, reafirma o compromisso com a produção científica crítica, a formação interdisciplinar e a construção de espaços acadêmicos plurais de debates.













