UNIFAL-MG tem primeira tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UNIFAL-MG celebrou um marco significativo com a defesa da primeira tese por parte da doutoranda Alice Silva Costa, sob a orientação da professora Sueli Leiko Takamatsu Goyatá, no dia 27 de maio. A pesquisa, intitulada “Percepção de profissionais enfermeiros sobre a capacitação do processo de enfermagem e da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem (CIPE) em ambiente virtual de aprendizagem”, apresentou resultados promissores no campo do ensino, incorporando tecnologia de informação e comunicação como estratégia didática.

Pesquisa de Alice Silva Costa foi desenvolvida em colaboração com 18 enfermeiros da Atenção Primária da Saúde. (Foto: Arquivo/PPGENF)

Desenvolvido em colaboração com 18 enfermeiros da Atenção Primária de Saúde, o estudo teve como objetivo explorar a percepção desses profissionais sobre a capacitação do processo de Enfermagem e da CIPE, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Utilizando a Plataforma Moodle e seguindo o modelo Analysis, Design, Development, Implementation e Evaluation (ADDIE) para planejamento, design, desenvolvimento, implementação e avaliação do curso, a pesquisa proporcionou uma análise abrangente das percepções dos participantes.

A pesquisa revelou quatro categorias analíticas importantes: a aplicabilidade do Processo de Enfermagem na prática clínica; a aprendizagem sobre as etapas do Processo de Enfermagem e da CIPE para a prática profissional; as facilidades e dificuldades encontradas ao utilizar a CIPE nos casos clínicos; e a participação em um curso de atualização em Ambiente Virtual de Aprendizagem sobre a CIPE.

Tese abordou a temática “Percepção de profissionais enfermeiros sobre a capacitação do processo de enfermagem e da Classificação Internacional para Prática de Enfermagem (CIPE) em ambiente virtual de aprendizagem” . (Foto: Arquivo/PPGENF)

Embora muitos enfermeiros reconheçam a importância do processo de enfermagem na prática clínica, a pesquisa evidenciou que nem todos estavam familiarizados com a CIPE como uma ferramenta útil nesse processo. No entanto, a maioria dos participantes destacou que a CIPE é fácil de usar e possui uma ampla gama de termos, o que facilita a continuidade do cuidado e a padronização da linguagem de Enfermagem.

A professora Sueli Goyatá, orientadora da tese, expressou sua satisfação com os resultados obtidos, ressaltando que a Plataforma Moodle foi avaliada positivamente como recurso educacional, demonstrando sua eficácia na capacitação e atualização dos profissionais de Enfermagem.

Compuseram a banca examinadora da defesa da tese a professora Isabelle Cristinne Pinto Costa e a professora Andreia Cristina Barbosa Costa, da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG (EE); a professora Ana Márcia Nóbrega Dantas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB);  e a professora Cristiane Giffoni Braga, da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz (EEWB).

Docentes e demais participantes que prestigiaram a defesa da doutoranda Alice Costa. (Foto: Arquivo/PPGENF)

Para Alice Costa, a defesa da tese foi um marco em sua trajetória acadêmica. “Defender esta tese solidificou meu compromisso com a pesquisa e contribuindo para o avanço do conhecimento na minha área. Essa conquista abriu caminhos para novas pesquisas, parcerias e colaborações, ampliando minha rede de contatos e fortalecendo a troca de conhecimentos entre colegas e instituições”, destaca.

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG parabenizou a doutoranda e a orientadora Sueli Goyatá pelo pioneirismo e excelência demonstrados na pesquisa, cujos resultados contribuirão no aprimoramento da prática profissional e no ensino na área da Enfermagem, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.

Saiba mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem acessando aqui.

(Imagem no destaque: Alice Costa à direita e a professora Sueli Goyatá à esquerda junto às demais docentes que compuseram a banca examinadora – Foto: Arquivo/PPGENF)