Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da UNIFAL-MG participa do 6° Congresso de Pesquisadores Negros – COPENE/Sudeste, entre os dias 25 e 27/09

Com o tema “Precioso Ouro Negro: educação, ações afirmativas e combate ao racismo”, a programação do Congresso foi marcada pela diversidade de atividades acadêmicas e compartilhamento de saberes
O vice-presidente do NEABI, Wagner Roberto Dias Nascimento, e o egresso do curso de Letras, Rafael da Silva Mendes, com pôsteres de seus respectivos trabalhos apresentados. (Foto: Arquivo Pessoal)

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da UNIFAL-MG participou do 6° Congresso de Pesquisadores Negros – COPENE/Sudeste com apresentação de dois trabalhos orais. O evento reuniu especialistas, pesquisadores e instituições de ensino em torno do debate sobre educação, ações afirmativas e combate ao racismo. O Congresso aconteceu entre os dias 25 e 27/09, na cidade de Ouro Preto/MG.

Conferência de encerramento com a professora Zara Figueiredo, da UFOP/MEC-SECADI, mediada por Clézio Roberto Gonçalves, do NEABI da UFOP

A atividade objetiva mobilizar pesquisadoras (es) professoras (es), gestoras (es), estudantes e ativistas do movimento negro, para apresentar e debater pesquisas, estudos, experiências didáticas e reflexões sobre as políticas de ação afirmativa, educação das relações étnico-raciais, estudos afro-brasileiros e indígenas, e produções de pesquisadoras( es) negras/os em geral.

Wagner Roberto Dias Nascimento, analista de tecnologia da informação do campus Poços de Caldas e vice-presidente do NEABI, produziu o trabalho “Entre linhas: o perigo da história única na era do ChatGPT”. O estudo discute a relação entre inteligência artificial, literatura, história da diáspora africana e viés algorítmico. De acordo com o pesquisador, a participação foi uma oportunidade importante para ampliar o debate sobre os impactos sociais das tecnologias digitais.

“A pesquisa evidenciou como a inteligência artificial pode reproduzir estereótipos a partir de opções de design. Para o desenvolvimento de uma sociedade inclusiva, é fundamental que a criação tecnológica incorpore reflexões sobre raça, gênero, etarismo e capacitismo”, ressalta. Para ele, o comportamento do ChatGPT variou conforme o país de origem das consultas, o que reforça a necessidade de avançar no letramento racial e digital em nossa sociedade.

Rafael da Silva Mendes, egresso do curso de Letras – Espanhol e bolsista do Programa de Intercâmbio Caminhos Americanos (Edição Cabo Verde, 2024) desenvolveu o trabalho “Caminhos Americanos e PIBID: Diálogos formativos de Educação Literária na escola, com foco nas literaturas luso-africanas, hispano-africanas, afro-brasileiras e afro-hispano-americanas”. A pesquisa, realizada sob orientação de Ítalo Oscar Riccardi León, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG e de Jacqueline Lopes, professora supervisora do núcleo de Espanhol – PIBID Letras Interdisciplinar, apresentou um projeto de ensino das literaturas anteriormente citadas na Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Corrêa, em Alfenas/MG.

As ações ocorreram durante a articulação do atual projeto Espanhol em Ação, que faz parte do subprojeto de Letras Interdisciplinar/Espanhol do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Rafael Mendes destaca como o evento foi importante para expansão do debate acerca das literaturas africanas e afro-diaspóricas, e também das políticas públicas. “O COPENE foi uma oportunidade de demonstrar a magnitude da qualidade do ensino público superior. Eu apresentei uma pesquisa com os resultados da aplicação didática que fiz ao longo deste ano, pesquisa essa que nasceu a partir de minha experiência como intercambista do Programa Caminhos Amefricanos em Cabo Verde e também da minha vivência enquanto pibidiano”, enfatiza.

Ele complementa que tanto o PIBID quanto o Programa Caminhos Amefricanos são políticas públicas que mudaram minha vida como discente-pesquisador, “afinal, pesquisar literaturas de língua espanhola e ensiná-las em sala de aula foi uma experiência muito rica ao longo deste ano. Estar no COPENE me proporcionou compartilhar, em comunhão, essas duas vivências que se cruzaram no chão da sala de aula”, declara.

“A presença da UNIFAL-MG favorece o fortalecimento da imagem institucional na promoção do desenvolvimento humano, social e inovação, agregando oportunidade para capacitação e articulação regional voltada para educação de qualidade, práticas inclusivas e antirracistas”, finaliza o vice-presidente do NEABI, Wagner Nascimento.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM