Universidades mineiras discutem orçamento e projetos estruturantes em reunião com deputados da bancada mineira

Participaram da reunião os dirigentes de universidades e institutos federais de Minas Gerais. (Foto: arquivo pessoal/Sandro Cerveira)

Os reitores das universidades e institutos federais de Minas Gerais se reuniram com a bancada mineira no Congresso Nacional para discutir demandas orçamentárias e a possibilidade de projetos estruturantes para 2026. A reunião foi realizada em Brasília, no dia 17 de setembro, e a UNIFAL-MG foi representada pelo reitor, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

Segundo o reitor, o encontro foi importante para manter o diálogo com os parlamentares, mas é preciso maior resolutividade nas ações.  “Foi muito boa a reunião, importante ter esse diálogo com a bancada mineira, mas precisamos de mais resolutividade. Ficamos na expectativa de que, para 2026, universidades e institutos possam ser contemplados com algum projeto estruturante efetivo que contribua para a redução dos nossos gastos, em áreas como energia e transporte”, destacou.

O reitor explicou que a reunião foi articulada pela bancada mineira, presidida pelo deputado Igor Timo, e pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (FORIPES). O foco do debate foi a destinação das emendas de bancada, que neste ano não contemplaram universidades e nem os institutos federais.

A UNIFAL-MG foi representada pelo reitor Sandro Cerveira. (Foto: Divulgação)

De acordo com professor Sandro Cerveira, os deputados presentes se comprometeram a buscar alternativas junto ao Governo Federal para viabilizar recursos ainda em 2025. Além disso, incentivaram que universidades e institutos apresentem projetos coletivos, capazes de gerar impacto sobre o orçamento de custeio das instituições.

Foripes

O Fórum foi criado em 2003 com a finalidade de congregar as instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais, que atualmente é a segunda unidade da federação em número de estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais no ensino público.

As 18 instituições que constituem hoje o Foripes buscam articular ações integradas que colaborem para a defesa da educação e da ciência, formando um espaço de cooperação e interação. São elas: UFLA, UFV, UFSJ, Unifal, UFTM, UFU, Cefet, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM