Na manhã do dia 27/10, novos profissionais concluíram o ensino superior pela UNIFAL-MG. Ao todo, foram graduados 123 discentes do campus Sede e da Unidade Santa Clara, nos cursos de Biotecnologia, Ciências Sociais Licenciatura, Enfermagem, Física Licenciatura, Fisioterapia, Geografia Bacharelado, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Medicina, Nutrição, Odontologia e Pedagogia Licenciatura.
A cerimônia, que foi conduzida pelo vice-reitor da UNIFAL-MG, Prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, contou com a participação de representantes docentes e das coordenações dos cursos, bem como de familiares e de amigos dos graduandos.
Acompanhada dos demais colegas, a formanda pelo curso de Odontologia Bacharelado, Melissa Ellen Marcelina Alves, confirmou os votos baseados nos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, destacados no artigo 3º da Constituição Federal.
Após o juramento, o vice-reitor da Universidade conferiu os graus de licenciados e bacharel aos estudantes presentes na cerimônia. Em seguida, a cirurgiã dentista Eniale Portugal Rocha se posicionou para receber o capelo das mãos do vice-reitor e os estudantes receberam os certificados entregues pelos coordenadores de cada curso.
Durante a solenidade foi entregue o prêmio “Destaque Acadêmico” para a cirurgiã dentista Victória Sant’ana Silveira Bicalho, por ter se destacado nas atividades curriculares durante sua trajetória na Universidade.
Como forma de iniciar os pronunciamentos, o médico Leonardo Luca Luciano cumpriu o papel de orador da turma, salientando algumas lições aprendidas pelos estudantes durante o ensino superior. “É por meio do respeito que é possível exercer a nossa profissão com excelência. Cada pessoa apresenta suas próprias demandas, desafios e responsabilidades e é importante reconhecê-los”, destacou.
A médica Sabrina Nayara Pio de Oliveira pronunciou a mensagem aos pais dos formandos, como gratidão pelo apoio
deles durante a caminhada da graduação. “Estamos prontos para voar e conquistar tudo que a vida está reservando para nós. O céu é novo, mas sabemos que vocês estavam sempre em oração para que os dias ensolarados e as noites estreladas prevaleçam. Em cada pouso nos lembraremos de agradecer por tamanho e entrega, pois só um amor incondicional como de vocês pode misturar, nos fortalecer e nos impulsionar para voos cada vez mais altos”, agradeceu.
Na sequência, o cirurgião dentista, Ivo Guilherme Rocha Felix, proferiu a mensagem aos professores. “É uma honra estar diante de tantos mestres e professores que dedicaram suas vidas ao nosso crescimento e ao nosso aprendizado. Vocês foram muito mais do que simples instrutores; vocês foram guias, mentores, e, em muitos casos, grandes amigos”, salientou.
Ainda, Ivo Felix frisou a importância das instituições públicas para o exercício das profissões dos graduados daquela manhã. “Devemos lembrar do nosso compromisso com a defesa de instituições públicas como o Sistema Único de Saúde (SUS) e a educação pública de qualidade. O SUS é um patrimônio do povo brasileiro, uma conquista que precisa ser preservada e fortalecida. Assim como a educação pública, o SUS é uma expressão do nosso compromisso com a igualdade e a justiça social. Devemos lutar para garantir que ele continue a servir a todos os brasileiros, independentemente de sua classe social ou origem”, finalizou.
Aos novos profissionais, a pró-reitora adjunta de Graduação, Profa. Roberta Seron Sanches, deixou uma mensagem. “Parabéns por esse momento de conquista e alegria! A Universidade está sempre de portas abertas para vocês, seja para participar de atividades, fazer pesquisas ou apenas visitar e relembrar os momentos vividos”, parabenizou.
Na oportunidade, o vice-reitor, prof. Alessandro Antônio Costa Pereira, aconselhou os profissionais presentes na solenidade. “Vocês, eu, todos estamos aqui estamos sempre mudando. Eu gostaria que vocês fossem mudando, fossem se aprimorando e colocassem em muito dessas mudanças uma palavrinha mágica: ética. Exerçam a profissão de vocês com ética, isso é muito importante”, disse.
“Agora vocês estão graduados e preparados para transformar a sociedade. Como vocês juraram nesta manhã, vocês estão preparados e se prepararam para a construção de uma sociedade livre, justa, solidária e para a superação das desigualdades sociais”, salientou o vice-reitor.
Compuseram a mesa solene o vice-reitor da Universidade, prof. Alessandro Antônio Costa Pereira; a pró-reitora adjunta de graduação, profa. Roberta Seron Sanches; a coordenadora do curso de Enfermagem, profa. Vânia Regina Bressan; o coordenador do curso de Física Licenciatura, Person Pereira Neves; a coordenadora do curso de Fisioterapia, profa. Andreia Maria Silva Vilela Terra; o coordenador do curso de Geografia Bacharelado, prof. Marcelo de Oliveira Latuf; o coordenador do curso de História Licenciatura, prof. Walter Francisco Figueiredo Lowade; a vice-coordenadora do curso de Medicina Bacharelado, profa. Maria Angélica Maia Gaiotto; a vice-coordenadora do curso de Nutrição, profa. Roberta Ribeiro Silva Barra; e o coordenador do curso de Pedagogia, prof. Ronaldo Auad Moreira.
Encerramento de ciclo
Acolhimento e compaixão são palavras que definem as experiências contadas pelos graduados na manhã do dia 27. Para a graduada em Letras Licenciatura, Dhiovana Souza Andrade, concluir a graduação em uma universidade federal sempre foi um sonho. “Conseguir realizar esse sonho me deixou em êxtase. Esse ciclo teve início em 2018 e, ao longo desses anos, passei por momentos difíceis longe da minha família e por alguns momentos achei que não conseguiria segurar o meu tão aguardado diploma. Quando finalmente chega a data da colação, a felicidade e a sensação de dever cumprido toma conta de nós”, relatou a professora.
Segundo ela, a oportunidade de concluir o ensino superior mudou não só a sua vida, mas também a de seus familiares. “Meus pais não tiveram a oportunidade de cursar o ensino superior. Eu, graças a eles e a Deus, tive a oportunidade de cursar e poderei ocupar o cargo de professora”, frisou.
Ainda, Dhiovana Andrade menciona que o acolhimento que recebeu na UNIFAL-MG.” A UNIFAL-MG tornou-se minha segunda casa. Teve dias em que amanheci e anoiteci no Hall do prédio V, vendo estudantes chegando e indo embora. Hoje, faria tudo novamente. Graças ao auxílio alimentação, nunca me preocupei se teria algo para comer. Os docentes e funcionários sempre estiveram dispostos a me ajudar. A UNIFAL-MG me acolheu e se hoje estou formada é graças a esse acolhimento e compaixão”, agradeceu.
Confira as fotos da solenidade. (Foto: arquivo/Dicom)