II Workshop “Prof. Dr. Theo Guenter Kiechbusch” do PPGEQ/UNIFAL-MG promove integração e conhecimento

Organizadores, palestrantes e professores do PPGEQ no primeiro dia de workshop (Foto: arquivo Daniela Horta)

De 11 a 14 de novembro, ocorreu a segunda edição do Workshop “Prof. Dr. Theo Guenter Kiechbusch”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da UNIFAL-MG, no campus Poços de Caldas. Este evento anual, que integra as ações de extensão do programa, visa fomentar o intercâmbio de conhecimento e experiências entre estudantes, professores e a comunidade externa.

Registro da homenagem ao Prof. Theo conduzida pelo Prof. Marlus Rolemberg (Foto: arquivo Daniela Horta)

A cerimônia de abertura foi conduzida pela coordenadora geral da Pós-Graduação na UNIFAL-MG, professora Fernanda Borges de Araújo Paulo, e contou com a presença do diretor do campus, Prof. Gunther Brucha, e do diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia, Prof. Gian Paulo Giovanni Freschi. A mesa solene também incluiu a representante discente do PPGEQ, Paula Cândido Leite, o coordenador do PPGEQ, Prof. Rafael Firmani Perna e a organizadora do evento, Profa. Daniela Horta. Durante a cerimônia, o Prof. Marlus Rolemberg realizou uma homenagem póstuma ao Prof. Theo Guenter Kiechbusch, destacando sua contribuição inestimável para a formação e o desenvolvimento do PPGEQ.

O primeiro dia do evento foi marcado por palestras de destaque, com as professoras Marisa Beppu e Fernanda Borges de Araújo Paula liderando discussões sobre os desafios e oportunidades da Pós-Graduação no Brasil. As conversas se estenderam a uma mesa redonda, que contou com a participação de coordenadores de diversos programas de pós-graduação do ICT, como a Profa. Tania Regina Giraldi, do PPGCEM, o Prof. Fernando Golçalves Gardim, do PPGF, e o Prof. Daniel Juliano Pamplona da Silva, do PPGCEA. Essas interações promoveram um rico debate sobre o futuro da educação superior e a integração de diferentes áreas do conhecimento.

No dia 12/11, o evento destacou-se pela participação do Prof. Paulo José de Sousa Maia, da Universidade Federal de São Carlos, e pelas apresentações dos alunos José Vitor Scarcella Assunção e Thales Eduardo Martins Silva, que compartilharam suas pesquisas. Durante a tarde, foram apresentados os trabalhos dos grupos de pesquisa “Modificação Enzimática de Óleos e Gorduras (ENZITAG)”, “Tecnologia Enzimática e Bioprocessos (GPTEB)”, “Tecnologias de Aproveitamento de Resíduos, Subprodutos e Biomassas”, “Processamento Mineral” e “Materiais Adsorventes e Catalisadores com Aplicações Ambientais (MACAA)”. O workshop administrativo, que encerrou o dia, proporcionou um espaço para que os docentes discutissem estratégias de melhoria contínua do programa.

O Workshop foi organizado por comissão específica com coordenação da professora Daniela Horta, coordenação adjunta da professora Grazielle Andrade, e participação dos professores Rafael Perna, Roberto Bertholdo, Guilherme José, e do discente extensionista Gabriel Cubi.

Capacitação e Integração

Equipe da oficina “Desafios na flotação de minérios sulfetados” oferecida por Rafaela Passos e Gustavo Silva da empresa Ecolab, parceiros do Grupo de Pesquisa em Processamento Mineral (Foto: arquivo Daniela Horta)

Entre os dias 12 e 14 de novembro, diversos minicursos e oficinas foram oferecidos, abrangendo as linhas de pesquisa em Engenharia de Bioprocessos e Engenharia de Produtos e Processos Químicos. A pós-doutoranda do programa e ministrante de uma das oficinas, Emília Savioli Lopes,  destacou a importância do evento para a aquisição de conhecimento e a troca de experiências. “Eventos como esse são essenciais para fortalecer a imagem da universidade e criar um ambiente onde alunos, professores e pesquisadores se conectem e troquem ideias”, afirmou.

Para a Profa. Ariela Veloso, docente do PPGEQ e professora da Unesp/Araraquara, o workshop também  proporcionou discussões relevantes relacionadas ao futuro da pós graduação. “Foi possível a interação entre os docentes do programa, com apresentações sobre cada linha de pesquisa desenvolvida pelos pares. Eventos como este deveriam ocorrer com maior frequência, uma vez que foi possível firmar parcerias importantes para o fortalecimento do programa”, disse.

A Profa. Daniela Horta, vice-coordenadora do PPGEQ, compartilhou sua satisfação com o sucesso do II Workshop: “Ficamos muito satisfeitos com a realização do II Workshop que oportunizou bastante troca entre a comunidade do PPGEQ e a comunidade acadêmica como um todo”. Segundo ela, as palestras trouxeram reflexões importantes e a participação de alunos e docentes dos vários programas de Pós-Graduação do ICT enriqueceu o evento. “O oferecimento dos minicursos e oficinas contribuiu para a capacitação das equipes. Espero que o evento continue contribuindo para a Pós-Graduação da UNIFAL-MG nos próximos anos, e possa contar com uma participação maior ainda dos outros programas do ICT”, finalizou.

LEIA TAMBÉM