Em visita técnica à UNIFAL-MG, equipe da Ebserh avalia a viabilidade de implantação de um Hospital Universitário

Ainda em estudo, projeto visa ampliar espaço de formação para estudantes da área de saúde e fortalecer a prestação de serviços à população

Atualizado em 9 de setembro de 2024 às 14:03

Vista à Clínica de Especialidades Médicas: o professor Roberto Conde (diretor da Faculdade de Medicina) e o professor Sandro Cerveira (reitor da Universidade) recebem a assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, Viviane Couto e os consultores Rogério Cafruni e Vânia Rodrigues. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Uma equipe técnica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esteve reunida com gestores da UNIFAL-MG e representantes da Superintendência Regional de Saúde (SRS Alfenas) e da Secretaria Municipal de Saúde para conhecer a estrutura local e o contexto de atenção à saúde da região. A visita ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto como uma das etapas previstas para avaliar a viabilidade de implantação de um Hospital Universitário (HU) em Alfenas.

O cronograma da visita incluiu reunião na Sede da UNIFAL-MG com gestores da Universidade e representantes da Superintendência Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

O cronograma das atividades incluiu reunião na Sede da UNIFAL-MG, visita à estrutura da Clínica de Especialidades Médicas (CEM) e do Laboratório Habilidades e Práticas Médicas Simuladas da Unidade Santa Clara, bem como aos campos de estágio dos estudantes do curso de Medicina nos hospitais Santa Casa e IMESA, em Alfenas, e Hospital Bom Pastor e Hospital Regional, em Varginha.

“A Universidade tem o desejo de ter um Hospital Universitário vinculado à Ebserh, então a nossa equipe vem para avaliar a implantação de um Hospital Universitário, a necessidade de formação dos estudantes da área de saúde e afins, e os prejuízos educacionais e as deficiências nos campos de práticas em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a Universidade”, explica a assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh, Viviane Reis Couto.  

Viviane Couto, assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh esclareceu que a visita faz parte de uma das etapas do estudo de viabilidade, que resultará em um relatório técnico a ser encaminhado ao Ministério da Educação. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

Segundo a assessora, a visita dos representantes da Ebserh faz parte de uma das etapas do estudo que resultará em um parecer a ser encaminhado ao MEC. “Nossa visita é extremamente técnica”, enfatiza Viviane Couto. “Faz parte de uma das etapas do estudo de viabilidade, que resultará em um relatório técnico que será encaminhado ao Ministério da Educação para tomada de decisão sobre a implantação de um HU na cidade”, completa.

Além da assessora de Planejamento da Diretoria de Atenção à Saúde, também participaram da visita técnica Rogério Cafruni e Vânia Rodrigues, consultores da Ebserh.

Embora seja uma etapa preliminar de estudos para a implantação do Hospital Universitário, o reitor sinaliza a oportunidade como um passo significativo para a UNIFAL-MG. “Articular os estudos para criação de um Hospital Universitário na UNIFAL-MG é necessário para que possamos potencializar a formação de nossos estudantes em um ambiente de excelência e fortalecer a prestação de serviços em saúde à comunidade regional”, afirma o professor Sandro Amadeu Cerveira.

“Articular os estudos para criação de um Hospital Universitário na UNIFAL-MG é necessário para que possamos potencializar a formação de nossos estudantes em um ambiente de excelência e fortalecer a prestação de serviços em saúde à comunidade regional”, afirma o professor Sandro Cerveira. (Foto: Dicom/UNIFAL-MG)

De acordo com o reitor, a viabilidade do projeto dependerá de um diálogo constante entre as partes envolvidas, além da flexibilidade para ajustar o projeto às necessidades locais. “Sabemos que o processo demanda uma análise minuciosa, no entanto, estamos comprometidos em adequar o nosso projeto para seguir com as tratativas de integração à Rede Ebserh”, conclui.

As etapas que envolvem as tratativas de integração à Rede Ebserh partem da formalização da intenção da Universidade junto ao MEC. Após a autorização do ministro Camilo Santana, o documento de intenção é encaminhado à Ebserh para análise de requisitos e visita técnica, que é a atual situação do processo da UNIFAL-MG. Na próxima etapa, a equipe da Ebserh emite o parecer, que será apreciado e deliberado pelo ministro. Caso o ministro entenda ser elegível, segue para a preparação do Protocolo de Intenções.

Participaram das atividades junto à equipe da Ebserh: o professor Sandro Cerveira (reitor), o professor Alessandro Antônio Costa Pereira (vice-reitor), o professor Wellington Ferreira Lima (pró-reitor de Graduação), a professora Roberta Seron Sanches (pró-reitora adjunta de Graduação), o gestor Lucas Cezar Mendonça (pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional) o professor Roberto Conde Santos (diretor da Faculdade de Medicina), a professora Evelise Aline Soares (vice-diretora da Faculdade de Medicina), a professora Cristiane Aparecida Silveira Monteiro (diretora da Escola de Enfermagem), a professora Márcia Cristina Bizinotto de Assunção (coordenadora do curso de Medicina), João Tadeu Silva (superintendente da Regional de Saúde de Alfenas) e Elisa Mara (representante da Secretaria Municipal de Saúde).

Fotos: (Dicom/UNIFAL-MG)

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM