Publicações científicas desenvolvidas no mestrado em História Ibérica são reconhecidas pela Sociedade Numismática Brasileira

A imagem mostra uma mesa de madeira escura com um pequeno amontoado de moedas antigas espalhadas ao lado de um porta-moedas de couro marrom aberto. No primeiro plano, uma lupa com cabo de madeira está focada em uma das moedas, ampliando detalhes de sua gravura, que inclui símbolos e números pouco nítidos.
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/Canva Education)

Dois trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) da UNIFAL-MG foram indicados ao Prêmio Literário Florisvaldo dos Santos Trigueiros da Sociedade Numismática Brasileira.

Ricardo Souza, Cláudio Carlan e Pedro Paulo Funari são os autores das publicações reconhecidas pela Sociedade Numismática Brasileira. (Fotos: Arquivo Pessoal)

O artigo As moedas também são nosso patrimônio? A importância do acervo numismático do Museu Nacional e sua relevância cultural e científica de autoria de Ricardo Luiz de Souza, mestre pelo programa e hoje doutorando na Unicamp, e Cláudio Umpierre Carlan, professor do programa, foi um dos indicados na categoria “Melhor Publicação Numismática”. Na mesma categoria também foi indicado o artigo Numismática: moedas a serviço do conhecimento e do convívio de autoria de Pedro Paulo Funari, professor da Unicamp e colaborador do programa da UNIFAL-MG.

Os vencedores foram divulgados nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, sendo o trabalho do professor Pedro Paulo Funari contemplado na categoria de melhor publicação da área.

A premiação celebra a excelência e o conhecimento na área da numismática, reconhecendo os talentos que enriquecem o universo da pesquisa sobre moedas, cédulas e medalhas, além de homenagear Florisvaldo dos Santos Trigueiros, numismata, autor de diversas obras numismáticas e criador do Museu de Valores do Banco Central, em Brasília.

“Essa indicação ao prêmio só foi possível graças a parceria do PPGHI com o Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (ATRIVM) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), coordenado pelo professor Carlos Eduardo Campos”, comenta o professor Carlan. “O laboratório é um importante espaço de debates sobre arqueologia e cultura material e foi homenageado no nosso último evento em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, em abril”, acrescenta.

Segundo Carlan, em 2023, o livro de sua autoria “Moedas, propaganda e poder. As moedas do Imperador Constâncio II (317-361) e o acervo do Museu Histórico Nacional” também foi indicado ao prêmio. “Mais importante que o próprio prêmio é a indicação e o reconhecimento da sociedade científica dos trabalhos desenvolvidos tanto na UNIFAL-MG quanto na UFMS”, ressalta.

A entrega do prêmio ocorrerá no dia 5 de dezembro, quinta-feira, durante a abertura do 28º Congresso Brasileiro de Numismática, que será realizado no Hotel Jaraguá, em São Paulo, de 5 a 7 de dezembro.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM