Nutricionistas e pedagogos da Secretária Municipal de Educação de Alfenas participam de curso de formação Educação Alimentar e Nutricional promovido pela UNIFAL-MG

A imagem mostra uma foto tirada durante o curso de formação nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas, onde aparece um projetor, uma palestrante e os participantes sentados.
Registro feito durante o curso de formação. (Foto: Arquivo/Alexandra Gonçalves)

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Alfenas, a UNIFAL-MG promoveu um curso de formação em Educação Alimentar e Nutricional para supervisores pedagógicos do ensino fundamental do município, que integrou ações do Núcleo de Alimentação, Nutrição e Longevidade (NANUL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade (PPGNL) da UNIFAL-MG. As atividades aconteceram entre 26 de setembro e 07 de novembro de 2024 nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas.

O curso foi conduzido por Alexandra Vieira Gonçalves, nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar no município e discente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo/Alexandra Gonçalves)

Sob a coordenação dos professores Bruno Martins Dala Paula e Lucas Daniel Sanches da Faculdade de Nutrição da Universidade, o curso foi conduzido por Alexandra Vieira Gonçalves, nutricionista responsável técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município e discente do PPGNL.

Conforme Alexandra Gonçalves, a formação contemplou quatro encontros, nos quais foram abordados temas: Alimentação Saudável e Sustentável; Ambiente Alimentar e o PNAE; Educação Alimentar e Nutricional (EAN); e Estratégias de EAN no Âmbito Escolar. A carga horária foi de 20 horas.

A partir da formação, os supervisores pedagógicos estão aptos a atuar como multiplicadores no ambiente escolar. (Foto: Arquivo/Alexandra Gonçalves)

“Com essa formação, os supervisores pedagógicos estão aptos a atuar como multiplicadores no ambiente escolar, promovendo a inclusão da EAN nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e no currículo escolar de forma transversal, contínua e permanente”, afirma. Segundo a ministrante do curso, a iniciativa contribui para a adoção de hábitos alimentares saudáveis de maneira autônoma e voluntária pelos estudantes, em consonância com as diretrizes da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira.  Tal guia é um instrumento de apoio e incentivo às práticas alimentares saudáveis no âmbito individual e coletivo, além de ser um material de referência para projetos, programas e políticas que fomentem a segurança alimentar e nutricional da população.

A proposta da coordenação do curso é ampliar a formação para professores, cozinheiras e equipes diretivas. (Foto: Arquivo/Alexandra Gonçalves)

A proposta da equipe que coordenou o curso é ampliar a formação para outros participantes. “Nosso objetivo é expandir essa formação para outros integrantes da comunidade escolar, como professores, cozinheiras e equipes diretivas, reforçando que a EAN é um compromisso de todos e todas”, reforça Alexandra Gonçalves.

O curso contou com o apoio do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG), da CAPES, do CNPq e da Prefeitura Municipal de Alfenas.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM