A UNIFAL-MG, em parceria com a Feira Literária de Poços de Caldas (Flipoços), realiza o 9º Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas. A parceria surge a partir das celebrações dos 20 anos de transformação da UNIFAL-MG em universidade federal e dos 20 anos da realização da Flipoços. O evento aconteceu nos dias 01 e 02 de maio, nos períodos da manhã e da tarde, e ocupou diversos espaços da cidade, como o Teatro do Palace, os Auditórios do Thermas e a Biblioteca Municipal Centenário, localizada no prédio da Urca.

“Acredito que o Congresso tenha sido uma jornada histórica pelas diversas discussões e interações que foram promovidas em prol da Educação e da Leitura num contexto regional mineiro e nacional, celebrando 20 anos de ambas iniciativas, num espaço como a Flipoços”, afirma Ítalo Oscar Riccardi León, presidente da comissão organizadora do Congresso e professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da UNIFAL-MG. Segundo ele, com o apoio da excelente parceria entre a GCS Eventos Especiais, os objetivos propostos foram atingidos, com mais de 400 inscrições.

Também eram membros da comissão organizadora o professor José Francisco Lopes Xarão, pró-reitor de Extensão e Cultura da UNIFAL-MG; a professora Marilsa Aparecida Mota, editora-chefe da Editora UNIFAL-MG; a professora Daniela Aparecida Eufrásio, do ICHL da UNIFAL-MG; e a professora Renata Junqueira de Souza, da UNESP de Presidente Prudente e professora visitante do ICHL da UNIFAL-MG. “A participação da UNIFAL-MG no 9º Congresso de Educação de Poços de Caldas, integrando a programação da Flipoços foi uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre a universidade e a sociedade, além de promover a educação e a cultura como pilares do desenvolvimento regional e da extensão universitária como formação cidadã”, salienta Francisco Xarão.

Com o tema “Educação e Leitura: Caminhos para a Transformação”, a proposta desta edição foi discutir e ampliar a visão sobre a importância da leitura na vida das pessoas e na escola no mundo contemporâneo. Durante o evento, o reitor da UNIFAL-MG, Sandro Amadeu Cerveira, recebeu uma homenagem pelos 20 anos de UNIFAL-MG, entregue pelas mãos de Gisele Corrêa, diretora da Flipoços.
De acordo com o professor Ítalo León, o Congresso objetiva reflexionar, discutir e promover a produção de conhecimentos consistentes na área do ensino da leitura e da literatura; oportunizar o diálogo e compartilhar experiências educativas com professores e alunos da educação infantil, do ensino fundamental, graduação e pós-graduação, pesquisadores e, principalmente, com professores das escolas municipais e estaduais da região do sul de Minas Gerais, de modo especial, em Poços de Caldas; e possibilitar o contato com a Flipoços, que chegou a sua XX edição celebrando a literatura e as biografias, considerando que o 9º Congresso Nacional de Educação foi acoplado a feira literária com o objetivo principal de divulgar a literatura brasileira e estrangeira entre crianças, jovens e adultos, educadores e mediadores de leitura, e, neste sentido, consolidar e formar leitores a partir de interações significativas com o texto literário.

Na ocasião, foi realizado um workshop, com a temática “Literatura e Cinema: práticas leitoras antirracistas”. A atividade contou com palestra das professoras Geovania Lúcia dos Santos, do ICHL da UNIFAL-MG, e Telma Borges, da UFMG. A mediação foi conduzida por Rafael da Silva Mendes, licenciando em Letras pela UNIFAL-MG e intercambista do programa “Caminhos Amefricanos”, vinculado ao MIR/CAPES.

Também foi realizado o workshop “A matéria autobiográfica no romance brasileiro dos séculos XIX e XX”, ministrado pelo professor Eloésio Paulo dos Reis, do ICHL da UNIFAL-MG, com mediação do professor Jessié Martins Gutierres, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UNIFAL-MG. “O Congresso representa uma grande oportunidade para unir acadêmicos, educadores e gestores educacionais e outros setores interessados em promover um processo formativo integrado acerca de temas e desafios contemporâneos da educação”, enfatiza Ítalo León.

A programação contou ainda com dois minicursos, o primeiro, intitulado “Contribuições da neurociência para a aquisição da habilidade de leitura”, foi conduzido pela professora Camila León, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com mediação da professora Alexandra Cristina Alves de Oliveira de Biagio, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e responsável técnica pelo setor de Psicopedagogia no Instituto Prado Reabilitação Integrada. O segundo, “Gestos Embrionários de Leitura na Educação Infantil”, foi conduzido pelas professoras Renata Junqueira e Daniela Eufrásio.

A mesa de abertura, intitulada “Narrativas docentes: a construção de diálogos críticos e emancipatórios”, teve a professora Laura Noemi Chaluh, da Unesp Rio Claro, e o professor Guilherme do Val Toledo Prado, da Unicamp, como palestrantes, e a professora Ana Cristina Abreu Souza, do ICHL UNIFAL-MG, como mediadora. Por sua vez, a mesa 3 abordou o tema “Literatura e educação em locais não formais: ocupando outros espaços!”, os palestrantes foram o professor Davidson Sepini Gonçalves PUC-MG, a professora Vanessa Cristina Girotto Nery, do ICHL da UNIFAL-MG, e convidadas do Instituto Braudel de São Paulo. A mesa foi mediada pela professora Andréa Mollica do Amarante Paffaro, diretora do Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG e coordenadora executiva do sistema de museus e arquivos da UNIFAL-MG (SIMA).
Já a mesa de encerramento foi mediada pelo professor Ítalo León e contou com palestras do professor Eloésio Paulo dos Reis, do ICHL da UNIFAL-MG, da professora Antonia Javiera Cabrera Muñoz, da UFVJM, e das professoras Lorena P. López Torres e Marina Fierro Concha, da UCM, do Chile.

Ainda, uma exposição de livros voltados às áreas de educação, pedagogia, alfabetização e letramento foi instalada no saguão de entrada do Congresso, no Teatro do Palace. As obras ficaram disponíveis para consulta e aquisição pelos congressistas ao longo do evento.

“De modo muito especial, nossos agradecimentos à participação da equipe de monitores integrada por discentes do curso de Letras e Ciências Biológicas da UNIFAL-MG, que colaboraram na logística do Congresso, Beatriz Silva Lopes dos Santos, Catarina Carvalho Cardoso, Gabrielle Bárbara Januário, Lislie Gomes dos Reis Pereira, Isabella Silva Pereira, Maria Eduarda dos Santos, Mariana Elisa da Silva Terra, Rafael da Silva Mendes e Victoria Lima dos Santos, assim como os professores que foram responsáveis pela coordenação das mesas de apresentação de comunicações: Jessié Gutierres (Guti), Daniela Eufrásio, Elíria Quaresma Fugazza e Andréa Mollica do Amarante Paffaro”, finaliza o professor Ítalo Léon.