O Projeto Local de Formação Pedagógica (PLDoc) do campus Poços de Caldas encerrou o ciclo de formações pedagógicas “Vida de Professor: Ser e Estar na Docência” de 2025/1 com a roda de conversa “Escuta Qualificada: possibilidade de ouvir e ser ouvido”. A atividade aconteceu no dia 09 de julho, das 14h às 16h.
“A escuta qualificada é uma abordagem de escuta ativa que vai além da simples audição, porque busca compreender profunda e atentamente as necessidades, os sentimentos e as experiências do outro, especialmente em situações de vulnerabilidade, sofrimento ou violência”, destaca Amanda Rezende Costa Xavier, pedagoga da Assessoria Pedagógica e responsável pela organização do PLDoc. A profissional afirma que é um processo que envolve atenção, empatia, respeito e acolhimento.
“Ainda, se aplicada ao contexto do ensino superior, inclui a tentativa de estabelecer uma relação de confiança entre professores e estudantes, promovendo o bem-estar da pessoa ouvida”, complementa.

A formação foi ministrada pela psicóloga Rosana Tavares, da Coordenadoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (CACE) de Poços de Caldas. Participaram da atividade 16 professores e técnicos em assuntos educacionais do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que realizaram uma atividade de rememorização de experiências da relação professor-aluno em sala de aula, o que conduziu a uma discussão subsequente sobre as dificuldades encontradas nesse processo. “A ministrante abordou aspectos da escuta qualificada e a apresentou como uma possibilidade de estabelecimento de relações mais saudáveis entre professores e estudantes”, aponta Amanda Xavier.
A roda de conversa teve início com a apresentação de um mapeamento de todas as ações de atendimento coletivo aos estudantes, “o que evidenciou como são importantes espaços de acolhimento e escuta dos discentes, como condição imprescindível para sua saúde mental e bem-estar acadêmico, para além de ser também condição de permanência e sucesso acadêmico”, afirma a pedagoga.
Os participantes elaboraram questões sobre suas práticas e vivências relacionados à temática, em um espaço de partilhas e construção de novos saberes profissionais da docência. As atividades se encerraram com uma confraternização.
“A sistematização de ações permanentes de formação pedagógica em serviço no ensino superior constitui um componente estratégico para o aprimoramento da prática docente e para a qualificação do processo formativo universitário. Essas ações promovem a ressignificação dos saberes docentes, ao articular conhecimentos teóricos e metodológicos que subsidiam a atuação pedagógica em contextos complexos e em constante transformação”, finaliza Amanda Xavier.