Para facilitar a aprendizagem da história entre os estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental e para o público em geral, um pesquisador da UNIFAL-MG desenvolveu uma metodologia diferenciada. Trata-se do Objeto de Aprendizagem (OA) Conquista de Córdoba, um recurso digital interativo desenvolvido na plataforma eXeLearning para aproximar os estudantes da análise crítica de documentos históricos, promovendo a interpretação de textos e a compreensão do contexto da conquista de Córdoba por Fernando III em 1236.


A ferramenta integra o estudo intitulado A Legislação Pós-Conquista: A Análise da Imagem de Fernando III, o Santo (1201-1252) como Instrumento de Ensino e de Pesquisa, fruto da dissertação de mestrado do pesquisador Saymon da Silva Siqueira, discente do Programa de Pós-graduação em História Ibérica – Mestrado em História Ibérica da UNIFAL-MG, desenvolvida sob a orientação do professor Adaílson José Rui, no ano de 2023.
O projeto se fundamenta na habilidade proposta pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, referente à área de história, cujo objetivo é identificar e analisar diferentes formas de contato, adaptação ou exclusão entre populações em diferentes tempos e espaços. Para atender a essa diretriz, o trabalho foi estruturado em três módulos interativos, criados para guiar os estudantes através da história da conquista de Córdoba em 1236 e um módulo denominado Material do Professor, contendo uma sequência didática descritiva para auxiliar o professor a desenvolver o conteúdo.
A pesquisa é baseada nos documentos históricos: Chronica regum Castellae e o Fuero de Córdoba, com foco no reinado de Fernando III, analisando as estratégias de poder utilizadas para conquistar e reorganizar os territórios em Andaluzia, como Córdoba, Baeza, Úbeda, Múrcia, Jaén e Sevilha.

No primeiro módulo, é contextualizada a expansão cristã na Península Ibérica, assim como a fragmentação dos reinos muçulmanos e o papel de Fernando III no avanço castelhano. No segundo módulo é feita uma análise sobre as fontes históricas, sendo possível que os estudantes acessem documentos medievais de forma interativa. No terceiro módulo os estudantes são levados a examinar as transformações políticas, sociais e urbanísticas na cidade após a conquista. Segundo Saymon, o material foi estruturado de acordo com a metodologia INTERA para garantir reusabilidade, acessibilidade e adequação pedagógica. O recurso integra diferentes mídias, incluindo animações, trechos de fontes primárias e atividades gamificadas, elementos que favorecem à imersão dos estudantes no processo de aprendizagem.
O OA apresenta o contexto político, social e cultural da época por meio de textos, vídeos e atividades interativas para uso em sala de aula ou como apoio para estudos em casa. A ferramenta possibilita que o professor de história tenha suporte didático com atividades que incluem leituras compartilhadas, análise de fontes e discussões coletivas utilizando metodologia de blended learning (aprendizagem híbrida). Tal metodologia, segundo o autor, pode contribuir para uma melhor compreensão dos estudantes a respeito da Reconquista Ibérica e o reinado de Fernando III, além de promover mais engajamento e uma aprendizagem mais significativa.

“O OA incorpora recursos multimídia, como mapas interativos, animações explicativas e trechos comentados de fontes primárias, além de quizzes e desafios que estimulam a participação ativa dos alunos”, detalha Saymon Siqueira. Conforme o autor, isso o torna um importante instrumento de estudo e apoio para a comunidade escolar.
O pesquisador faz atualmente doutorado no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFG e pretende utilizar parte da recente pesquisa para aprimorar o recurso didático, esse processo deve ser realizado no primeiro semestre de 2026.
A pesquisa recebeu apoio do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) no período de abril a dezembro de 2022.
O projeto Conquista de Córdoba pode ser acessado neste link.
Outras informações podem ser obtidas no artigo publicado pelo autor na revista Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura. Acesse aqui
Confira também a dissertação na íntegra disponível na Biblioteca de Teses e Dissertações da UNIFAL-MG: “A Legislação Pós-Conquista: A Análise da Imagem de Fernando III, o Santo (1201-1252) como Instrumento de Ensino e de Pesquisa”

Lice Pinho Gonçalves é acadêmica do curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (EaD) na UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, e bolsista do projeto +Ciência, cuja proposta é fomentar a cultura institucional de divulgação científica e tecnológica. A iniciativa conta com o apoio da FAPEMIG por meio do Programa Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia para desenvolvimento. Lice é também técnica em Meio Ambiente, licenciada em Pedagogia e especialista em Neuropsicopedagogia e em Teatro e Educação.
*Texto elaborado sob supervisão e orientação de Ana Carolina Araújo