“Durante a graduação, eu ministrava aulas em cursinho pré-vestibular, assim, eu já estava certo do gosto pela docência”, afirma Paulo Caleb Júnior de Lima Santos, egresso do curso de Farmácia da UNIFAL-MG e atual professor de Farmacologia e Hematologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade de São Paulo (Unifesp). A editoria “UNIFAL-MG pelo Mundo” apresenta a trajetória e as vivências do profissional.
Paulo Caleb se formou na UNIFAL-MG em 2005. “O motivo foi saber que o curso de Farmácia era de excelência e ainda é”, afirma o docente ao ser questionado sobre a escolha da Universidade. Ele complementa que, na época, ainda era Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – Centro Universitário Federal – EFOA/CEUFE no processo de formação de Universidade Federal de Alfenas.
Pai do Lucas, 10, e da Laura, 6, Paulo Caleb vive em São Paulo, com sua família. Sua esposa, Silmara Machado, com quem é casado a mais de 15 anos, é formada em Nutrição também pela UNIFAL-MG e atua como nutricionista do Desenvolvimento do Serviço de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês, além de coordenadora e professora da Especialização em Nutrição Hospitalar da Faculdade Sírio-Libanês.
“A experiência acadêmica foi maravilhosa, pois encontrei professores ótimos, tecnicamente e como seres humanos, os quais foram espelhos para mim”, salienta. O profissional enfatiza que isso foi fundamental para seu ingresso no mercado de trabalho. “As possibilidades de prática clínica junto à população ou ambulatórios sempre foram diferenciais, também a iniciação científica e a monitoria”, complementa.
Paulo Caleb ainda afirma que não mudaria nada do seu período na UNIFAL-MG, dos acertos aos erros. Após a graduação, o egresso destaca que buscou continuar a carreira acadêmica ao ingressar no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, da USP (FCF-USP), no Departamento de Análises Clínicas, em São Paulo.

O profissional conta que suas maiores realizações foi conseguir reunir professores e pesquisadores de todo o Brasil para elaborar livros nas frentes acadêmicas, práticas e laboratoriais, publicados pelas editoras Atheneu e Gen-Roca. Na área de farmacologia, “Livro-Texto Farmacologia”; na área da farmácia clínica, “Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica – 2ª Edição”; e na área de hematologia, “Hematologia – Métodos e Interpretação”. “Me orgulha saber que são obras amplamente utilizadas e que os graduandos e profissionais usam no dia a dia. Nas três frentes citadas, a UNIFAL-MG tem excelência reconhecida e foi fundamental na minha formação”, ressalta.

Ainda, o profissional destaca que participou de mais de 100 artigos científicos, sendo 30 com índice H. Atuou como presidente da HI – International Alliance of Haemochromatosis Associations, em Londres, de 2017 a 2019 e diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica – Regional São Paulo (SBFC-SP), de 2022 a 2024. Foi coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), de 2014 a 2018 e coordenador do Grupo Brasileiro de Hemocromatose, Preceptor da Liga de Hematologia. Além de ter sido premiado no III Prêmio de Inovação do Grupo Fleury 2017 e no Prêmio Jovem Geneticista 2011 pela Sociedade Brasileira de Genética.
“Sintam o seu coração para decidir o caminho futuro e usufruam dos docentes com maior afinidade para auxiliar nas escolhas e dúvidas. Os obstáculos ao se formar e os que parecem ser mais árduos são apenas desafios que serão superados e devemos olhar como caminhos que nos levarão a degraus mais altos, com experiências e resultados mais valorosos, na nossa atuação profissional e na nossa vida”, finaliza Paulo Caleb ao deixar uma reflexão aqueles que estão na Universidade.