“Quanto às experiências pessoais, fiz amizades que duram até hoje e encontrei minha esposa”, relata o professor de Farmacologia e Hematologia da Unifesp, egresso do curso de Farmácia da UNIFAL-MG

Egresso do curso de Farmácia da UNIFAL-MG destaca como sua formação foi importante para a carreira docente
Paulo Caleb Júnior de Lima Santos é egresso do curso de Farmácia da UNIFAL-MG (Fotos: Arquivo Pessoal)

“Durante a graduação, eu ministrava aulas em cursinho pré-vestibular, assim, eu já estava certo do gosto pela docência”, afirma Paulo Caleb Júnior de Lima Santos, egresso do curso de Farmácia da UNIFAL-MG e atual professor de Farmacologia e Hematologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade de São Paulo (Unifesp). A editoria “UNIFAL-MG pelo Mundo” apresenta a trajetória e as vivências do profissional.

“Já na graduação, escolhi desenvolver pesquisas e trabalhos que impactassem diretamente a vida das pessoas ou da sociedade, talvez pelas oportunidades que tive de passar em ambulatórios, projetos de extensão universitária e pesquisas voltados a essa interface”, ressalta.

Paulo Caleb se formou na UNIFAL-MG em 2005. “O motivo foi saber que o curso de Farmácia era de excelência e ainda é”, afirma o docente ao ser questionado sobre a escolha da Universidade. Ele complementa que, na época, ainda era Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas – Centro Universitário Federal – EFOA/CEUFE no processo de formação de Universidade Federal de Alfenas.

“Quanto às experiências pessoais, fiz muitas amizades que duram até hoje, participei de muitas festas e, inclusive, encontrei minha esposa em uma delas”, enfatiza.

Pai do Lucas, 10, e da Laura, 6, Paulo Caleb vive em São Paulo, com sua família. Sua esposa, Silmara Machado, com quem é casado a mais de 15 anos, é formada em Nutrição também pela UNIFAL-MG e atua como nutricionista do Desenvolvimento do Serviço de Alimentação do Hospital Sírio-Libanês, além de coordenadora e professora da Especialização em Nutrição Hospitalar da Faculdade Sírio-Libanês.

“A experiência acadêmica foi maravilhosa, pois encontrei professores ótimos, tecnicamente e como seres humanos, os quais foram espelhos para mim”, salienta. O profissional enfatiza que isso foi fundamental para seu ingresso no mercado de trabalho. “As possibilidades de prática clínica junto à população ou ambulatórios sempre foram diferenciais, também a iniciação científica e a monitoria”, complementa.

Paulo Caleb ainda afirma que não mudaria nada do seu período na UNIFAL-MG, dos acertos aos erros. Após a graduação, o egresso destaca que buscou continuar a carreira acadêmica ao ingressar no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, da USP (FCF-USP), no Departamento de Análises Clínicas, em São Paulo.

Professor Paulo Caleb em seu escritório na Unifesp, onde recebe e orienta os discentes

O profissional conta que suas maiores realizações foi conseguir reunir professores e pesquisadores de todo o Brasil para elaborar livros nas frentes acadêmicas, práticas e laboratoriais, publicados pelas editoras Atheneu e Gen-Roca. Na área de farmacologia, “Livro-Texto Farmacologia”; na área da farmácia clínica, “Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica – 2ª Edição”; e na área de hematologia, “Hematologia – Métodos e Interpretação”. “Me orgulha saber que são obras amplamente utilizadas e que os graduandos e profissionais usam no dia a dia. Nas três frentes citadas, a UNIFAL-MG tem excelência reconhecida e foi fundamental na minha formação”, ressalta.

Reunião da Haemochromatosis International, UCLA, 2017, em Los Angeles, EUA

Ainda, o profissional destaca que participou de mais de 100 artigos científicos, sendo 30 com índice H. Atuou como presidente da HI – International Alliance of Haemochromatosis Associations, em Londres, de 2017 a 2019 e diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica – Regional São Paulo (SBFC-SP), de 2022 a 2024. Foi coordenador da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), de 2014 a 2018 e coordenador do Grupo Brasileiro de Hemocromatose, Preceptor da Liga de Hematologia. Além de ter sido premiado no III Prêmio de Inovação do Grupo Fleury 2017 e no Prêmio Jovem Geneticista 2011 pela Sociedade Brasileira de Genética.

“Sintam o seu coração para decidir o caminho futuro e usufruam dos docentes com maior afinidade para auxiliar nas escolhas e dúvidas. Os obstáculos ao se formar e os que parecem ser mais árduos são apenas desafios que serão superados e devemos olhar como caminhos que nos levarão a degraus mais altos, com experiências e resultados mais valorosos, na nossa atuação profissional e na nossa vida”, finaliza Paulo Caleb ao deixar uma reflexão aqueles que estão na Universidade.

Participe do Jornal UNIFAL-MG!

Você tem uma ideia de pauta ou gostaria de ver uma matéria publicada? Contribua para a construção do nosso jornal enviando sugestões ou pedidos de publicação. Seja você estudante, professor, técnico ou membro da comunidade, sua voz é essencial para ampliarmos o alcance e a diversidade de temas abordados.

LEIA TAMBÉM