A editoria UNIFAL-MG pelo Mundo, dedicada a narrar as trajetórias dos egressos da Universidade, apresenta mais uma história inspiradora. Natural de Poços de Caldas/MG, o engenheiro químico e doutor em Ciências Ambientais Felipe Zauli, de 29 anos, transformou os conhecimentos adquiridos na UNIFAL-MG campus Poços de Caldas em uma carreira internacional na indústria alimentícia.

Felipe ingressou na Universidade em 2013 e, ao longo de 11 anos, concluiu quatro cursos: Bacharelado em Ciência e Tecnologia (2016), Engenharia Química (2019), Mestrado em Engenharia Química (2019) e Doutorado em Ciências Ambientais (2024). “Sou natural de Poços de Caldas e ter a possibilidade de estudar em uma instituição federal e de destaque estando em casa foi um fator essencial pela escolha da UNIFAL-MG”, destaca ele.
Atualmente, Felipe é Gerente de Performance da fábrica da Danone Specialized Nutrition em Poços de Caldas. Antes mesmo de iniciar a graduação, já somava experiências na indústria química de polímeros. Nos últimos sete anos, migrou para o setor alimentício, onde lidera projetos de melhoria de embalagens, instalações industriais e eficiência de processos. Essa trajetória o levou a realizar benchmarks em unidades da Danone e fornecedores em países como Bélgica, Itália, Nova Zelândia, México, França e Irlanda. “A formação acadêmica possibilitou estar na empresa e cargo que estou hoje e me abriu portas para me desenvolver pessoalmente e profissionalmente”, salienta.

Felipe recorda que a experiência na UNIFAL-MG foi marcada por desafios e muito aprendizado. Conciliar trabalho integral com estudos de graduação e pós-graduação exigiu disciplina. “Os primeiros anos de graduação trazem consigo muitas memórias e descobertas do mundo acadêmico”, lembra. Ele destaca a iniciativa Calouro Cidadão como o momento mais marcante dos primeiros dias de aula – projeto que promove ações sociais entre os calouros, estreitando laços entre Universidade e comunidade.
Na vida profissional, Felipe utiliza diariamente as habilidades e conhecimentos adquiridos na UNIFAL-MG. Ele cita disciplinas como Engenharia das Reações Químicas, Planejamento de Experimentos, Estatística, Termodinâmica, Projetos e Operações Unitárias como ferramentas fundamentais na resolução de problemas. Além disso, a pós-graduação permitiu que ele publicasse artigos, e‑books, ministrasse cursos e registrasse patentes de processos e softwares.

Ao relembrar sua trajetória, Felipe afirma que não mudaria nada. “Aproveitei da melhor maneira as oportunidades da universidade. Mas também não deixei de viver e ser feliz. O equilíbrio e harmonia entre lazer e dever são essenciais em todas as fases da vida”, afirma. Para os estudantes que estão prestes a se formar, ele aconselha: “Aproveitem todas as oportunidades. Estamos em um mundo cada vez mais competitivo e as habilidades desenvolvidas podem ser um grande diferencial. Destaco principalmente a boa comunicação e o aprendizado de outros idiomas, especialmente o inglês”.
Felipe encerra com uma mensagem de incentivo: “Faça o seu melhor sempre. Por mais que o seu melhor hoje não seja suficiente em algumas situações, isso um dia será um diferencial. Acredite em você, tenha foco e disciplina para alcançar suas metas e faça um bom plano. Uma meta sem plano é apenas um desejo.”