Palestra “Qual é o seu dinossauro?” encerra ciclo do PLDoc no campus Poços de Caldas

A palestra “Qual é o seu dinossauro? – uma jornada de inspiração, criatividade e descobrimento”, foi ministrada pelo professor Ricardo Fragelli, da UnB (Foto: Luciana Resende/Dicom)

O Projeto Local de Formação Pedagógica de Poços de Caldas (PLDoc‑PC), que integra o Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc) da UNIFAL‑MG, encerrou seu ciclo de atividades de 2025 no dia 24 de outubro com uma formação que uniu ciência, reflexão e bom humor. A palestra “Qual é o seu dinossauro? – uma jornada de inspiração, criatividade e descobrimento”, ministrada pelo professor da Universidade de Brasília, Ricardo Fragelli, levou docentes e técnicos do campus Poços de Caldas a refletirem sobre a relação entre conhecimento e comunicação, motivação e prática pedagógica.

Amanda Xavier Rezende é a coordenadora do PLDoc‑PC (Foto: Luciana Resende/Dicom)

Ao abrir o encontro, a coordenadora do PLDoc‑PC, Amanda Xavier Rezende, ressaltou que o objetivo do programa é construir uma cultura institucional de formação pedagógica que alimente a docência e potencialize a aprendizagem e a permanência no ensino superior. A atividade marcou o retorno das formações presenciais, consideradas essenciais para a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos entre pares após um período de encontros remotos.

Em um formato dinâmico, Fragelli apresentou a teoria da “Maldição do Conhecimento”, proposta por Elizabeth Newton. O experimento demonstra como pessoas que dominam profundamente um assunto tendem a supor que os outros compreendem conceitos e linguagens que lhes são familiares. “Na prática pedagógica, essa distância entre o saber do professor e o saber do estudante pode comprometer a comunicação e a aprendizagem”, comentou Amanda ao final da atividade. A reflexão incentivou os participantes a traduzirem conteúdos de maneira mais acessível e empática.

Ricardo Fragelli é pesquisador da área educacional e já recebeu 13 prêmios nacionais por novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação (Foto: Luciana Resende/Dicom)

O professor também trouxe à discussão uma tira da série Calvin, na qual o protagonista declara que “não quer ir à escola porque lá não se ensina sobre dinossauros”. No contexto da palestra, o dinossauro representa aquilo que motiva cada pessoa a seguir aprendendo e ensinando. A metáfora reforçou a ideia de que docentes e estudantes precisam descobrir seus próprios “dinossauros” – paixões e interesses que nutrem a curiosidade – para manter a chama da aprendizagem acesa.

Espaço de diálogo e pertencimento

Além da exposição, a formação reservou um espaço para debate entre os participantes. Professores compartilharam dilemas concretos da sala de aula e trocaram estratégias para superá‑los, evidenciando a importância da aprendizagem ativa e colaborativa. A presença de docentes de outros campi e instituições, como a Escola de Enfermagem, o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e a UFSCar, ampliou as perspectivas e reforçou que os desafios pedagógicos no ensino superior são comuns a diferentes áreas do conhecimento.

Professor Rodrigo Sampaio (Foto: Luciana Resende/Dicom)

O diretor do ICT, professor Rodrigo Sampaio, destacou que o PLDoc representa mais que encontros formativos: é um “espaço de pertencimento” voltado exclusivamente aos docentes do instituto. Ele ressaltou que, em tempos de intensas transformações científicas, tecnológicas e sociais, é imprescindível uma renovação permanente dos saberes pedagógicos. “Ser professor hoje é muito mais do que transmitir conhecimento. É criar condições para que o estudante aprenda a pensar, a questionar e a agir com autonomia e senso crítico”, afirmou.

Sampaio também anunciou que, a partir de 2026, a Direção do ICT retomará as Semanas Pedagógicas, a serem realizadas no início de cada semestre. Esses encontros concentrarão momentos de formação e planejamento pedagógico, integrando a comunidade docente e fortalecendo a cultura institucional de formação continuada.

Docentes prestigiaram a palestra de Ricardo Fragelli no campus (Foto: Luciana Resende/Dicom)

A abertura da atividade contou com a presença da pró‑reitora adjunta de Graduação, professora Roberta Seron, do diretor do campus Poços de Caldas, professor Leonardo Damasceno, e de representantes de outras unidades acadêmicas. Em suas falas, os gestores destacaram que o Prodoc e o PLDoc são iniciativas que fortalecem o diálogo, promovem a inovação pedagógica e reafirmam o papel transformador da universidade pública. “Transforma a formação em ação concreta e a reflexão em melhoria contínua da nossa prática docente”, resumiu a pedagoga do campus Poços de Caldas, Amanda Rezende.

Para mais informações ou sugestões, a Assessoria Pedagógica do campus Poços de Caldas atende pelo e‑mail amanda.xavier@unifal‑mg.edu.br.

Fotos da galeria: Amanda Xavier Rezende

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