Em 2026, a UNIFAL-MG, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade de Upssala (Estocolmo/Suécia) e a Embaixada da Suécia comemoram os duzentos anos de relações entre os países. Na ocasião, o professor Claudio Umpierre Carlan, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), representará a UNIFAL-MG em evento realizado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Além disso, a embaixada Sueca fará uma visita à região sul de Minas, incluindo a cidade de Alfenas/MG. Segundo o docente, a ideia partiu do Governo Sueco e do Ministério das Relações Exteriores, conhecido como Itamaraty. “Além da missão sueca, que ocorreu em Caldas/MG no século XIX, o primeiro cônsul-geral do reino Suécia-Noruega, Lourenço Westin, está enterrado em Poço Fundo/MG”, explica. O docente analisou, em pesquisa arqueológica, as ruínas da fazenda que pertenceu ao cônsul.
Ainda conforme o docente, a relação Brasil-Suécia foi uma das primeiras a ser estabelecida após o processo de independência do nosso país. No período, a região sul de Minas esteve ligada não apenas ao processo, mas a todo trabalho científico desenvolvido pela equipe sueca. “A UNIFAL-MG terá uma participação importante nas comemorações, além de ser um momento de firmar novas parcerias e fortalecer o processo de internacionalização”, finaliza
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.















