Recentemente, discentes da disciplina “Introdução à Editoração”, ministrada pela professora Flaviane Carvalho, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), realizaram visita técnica à Editora UFMG e à Editora Impressões de Minas. A atividade aconteceu no dia 18/11, em Belo Horizonte/MG, e faz parte do projeto de extensão “Laboratório de Estudos Editoriais”.

Na Editora UFMG, os alunos conheceram a diretoria, as divisões comercial e administrativa, a produção editorial, a produção gráfica e a seção de expedição e depósito de livros. Na Editora Impressões de Minas, por sua vez, o foco foi o aprendizado sobre o fluxo editorial de uma pequena empresa com diversidade material de livros. “O objetivo foi permitir que os alunos pudessem conhecer, de perto, o fluxo editorial e a rotina de trabalho de duas editoras, uma universitária e uma literária, desde à chegada do original até a sua transformação em livro”, destaca a professora Flaviane Carvalho.
Além disso, ainda conforme a docente, a atividade possibilitou que os alunos aprendessem, de forma prática, o que estudaram em sala de aula e vivenciassem a experiência de trabalhar em diferentes editoras e nichos de mercado. “Acima de tudo, a visita objetivava acender-lhes o encantamento pelas potencialidades da leitura e das materialidades do livro, compreendendo sua relevância para nossa formação acadêmica, profissional e humana”, ressalta.
A discente de Letras Letícia Leão, por sua vez, afirma que a visita às editoras foi de extrema importância para a sua formação. “O acolhimento, a paciência, a disponibilidade de cada colaborador em responder as nossas perguntas e nos ajudar a entender os processos de produção editorial foram enriquecedores”, pontua.
“No decorrer da visita, também pudemos ver cada máquina em ação, como cada parte do processo funcionava e acontecia, quais eram os tipos de papéis utilizados em diferentes livros, as placas de alumínio que iam para dentro das máquinas, os marcadores de madeira, etc. Conseguimos ver um pouco de tudo, e isso foi incrível”, relembra a discente.
Por fim, Cristiane Alencar, também estudante de Letras, salienta a relevância desta visita para o seu percurso acadêmico. “A visita técnica foi muito produtiva e importante para a minha formação. Pude ver como é o processo de uma editora que funciona com recursos públicos – editora UFMG – e como se desenvolve a produção em uma pequena editora que realiza todo o processo desde o recebimento dos originais até a comercialização”, informa.
*Luana Bruno é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG.














